quinta-feira, 3 de abril de 2014

Missa & ignorância

É assustador o tamanho de ignorância na vida dos cidadãos do século XXI. Abrange todas as dimensões de vida: material, espiritual, religiosa, moral e até mesmo a profissional! Aqui não vou apontar as causas e consequências, pois quero me deter especificamente na ignorância referente a Santa Missa. Oh, como ela empobrece os frutos que poder-se-ia levar para a vida!

O que é ignorância? Não é uma atitude de quem é grosseiro. Aqui a compreendemos conforme os dicionários de língua portuguesa, como falta de conhecimento, sabedoria e instrução sobre determinado assunto. Uma pessoa ignorante vive ou atua de acordo com a ignorância, muitas vezes baseando-se em preconceitos, superstições, e ideias sem fundamento. Desta forma, ela constrói um mundo irreal, com noções errôneas a respeito dela mesma e do mundo em que vive. Pessoa ignorante é facilmente manipulável. Sem dificuldades, qualquer um, pode ser induzi-la no erro, pois não possui o conhecimento. Assim não é incapaz de ver e aceitar as verdades objetivas. Neste caso não sabe e/ou não que saber a verdade sobre a Missa. Não participa d’Ela e quando vai à Celebração é simplesmente para a “assistir”, satisfizer a obrigação ou pedir algum favor a Deus.

A ignorância pode ser antecedente ou conseguinte. A antecedente é aquela que não é voluntária e se chama “moralmente invencível”, usando a linguagem da teologia moral.  Por exemplo: um caçador, numa mata espessa, atira contra capivara, e acerta um homem, cuja a presença ali não podia imaginar. Quanto a Missa, a ignorância antecedente é de quem nasceu e foi criado numa família ateia ou distante da civilização. Neste tipo de situações não há culpa.

A ignorância conseguinte é aquela que é voluntária, ao menos indiretamente (pela negligência em adquirir suficientes conhecimentos). Ela se chama de ignorância vencível, porque foi possível livrar-se dela. Esta é causa de culpa, voluntária indiretamente. Por exemplo: um estudante de medicina, depois de faltar muito de aulas e estudar pouco, recebe diploma de médico (por influência ou um acaso). Por ter pouco conhecimento da medicina, um dia acontece que causa um grave dano ou acelera a morte de um paciente, em vez de curá-lo. No campo da Liturgia é quando alguém tendo possibilidade de adquirir conhecimento (na catequese, cursos diversos, livros, até mesmo na internet) não o fez pela negligência ou pela preferência dada a outras ocupações.

As conseqüências da ignorância, quanto a Missa, são amplas e graves, podendo chegar, nas situações extremas, até a rejeição da salvação que Deus oferece, sobretudo através dos sacramentos. As mais comuns atitudes da pessoa ignorante na igreja: deixa de participar da Celebração, ausenta-se sempre quando surge algo mais atrativo, atrasa sem causa justa, não participa ativamente, distrai-se voluntariamente, mastiga chiclete, fica abraçado com namorado(a), perturba os que ficam próximos, quando conversa ou brinca com o celular. Além disto, todas estas e semelhantes atitudes desrespeitam o templo de Deus. Deste modo a salvação que Deus opera no Sacrifício Pascal de Jesus Cristo (Missa) não atinge efetivamente a quem não participa d’Ele e reduz os efeitos, no caso de participação negligente.

A Missa é a celebração do Sacrifício de Jesus Cristo, da máxima expressão do Amor de Deus, realizado no Calvário pela salvação de todos. É a celebração da Aliança de Deus com o Seu Povo, cujo destino é gozar sempre da vida plena na Sua presença. Por isso, a Liturgia é a ação de Deus em favor do Povo e ação do Povo em louvor a Deus. A Assembleia Litúrgica é o espaço em que o Povo de Deus faz a sua experiência de fé comunitária e renova seus compromissos com a Aliança de Amor.

Por estas razões, o Povo de Deus tem o direito de esperar e de exigir um devido ambiente, conforme as normas litúrgicas, para a celebração de tão grande Mistério. Todos os que participam e exercem qualquer função litúrgica o façam com conhecimento, competência e piedade para que a Eucaristia seja verdadeiramente uma celebração da Comunhão de Deus com a humanidade, como Nova e Eterna Aliança.

Existe algum remédio para a ignorância? Sim. O único “remédio” é a evangelização que leva à conversão e a catequese. A pessoa que aceita Jesus, o Evangelho do Pai, entra na dinâmica de fé. Torna-se crente que busca e aprofunda conhecimento do seu Senhor e da Sua vontade. Assim, já não é mais ignorante, pois é orientado pela luz da fé. Sabe que não depende de uma ”sorte” ou dos astros, mas guiado por Jesus e pode confiar plenamente n’Ele.
Os mistérios de vida, os de Deus são inescrutáveis, por isso, é necessário viver em atitude de abertura para eles através de meios acessíveis, como: ler, ouvir, meditar, orar (relação pessoal e íntima EU-DEUS).

Vamos aceitar a Luz para que se dissipem as nossas trevas, sobretudo as da ignorância. “Eu sou a luz do mundo...” (Jo 8,12)







Nenhum comentário:

Postar um comentário