sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Os Mandamentos – estes não precisa obedecer

Obedecer a todos os Mandamentos?
O Evangelho de hoje (Mt 22,34-40) apresenta Jesus, cuja vida e cujas palavras incomodam o mundo em que vive e que foi questionado sobre a importância dos mandamentos da Lei Mosaica. A pergunta foi sútil e mal-intencionada, mas Jesus responde aos adversários, de um modo satisfatório e inquestionável, e revela a verdade acerca de toda a Lei. Ela foi dada por Amor Divino para viver aprendendo amar. Pois somente quem ama no céu vai entrar, como canta Pe. Zezinho na bela musiquinha para crianças: “Eu sigo a Luz".
A Lei, não é, portanto, um meio garantido da salvação eterna. Não se pode dizer “nunca desobedeci qualquer ordem tua” (como filho mais velho da parábola sobre o pai misericordioso) (Lc 15,29-32) por isso, tenho direito aos privilégios...
A graduação entre os Mandamentos não permite dizer: “eu amo a Deus” ou “sou católico [que quer dizer: cristão de coração universal como Jesus Cristo) mas... não sou casado na Igreja, ou já faz tempo que vivo em pecado...”.

O fundamento de toda a Lei é o amor. Portanto, basta amar. Não basta um mero cumprimento, por mais zeloso que fosse (como os fariseus), mas o seguimento do Amor Encarnado que nos orientou: “amais-vos uns aos outros, assim como eu os amei” (Jo 15,9-12). Onde há amor há sacrifício, que o caracteriza e legitima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário