terça-feira, 25 de outubro de 2016

Oração “má”

 “Rezo, rezo e nada adianta”, “parece que Deus não me ouvi”. Estes e parecidos desabafos se ouve com muita frequência. O que fazer? Os “peritos da espiritualidade popular” (termo criado por mim), muito convictos de terem a razão, costumam dizer: “tem que rezar mais”.
As vezes, realmente, é preciso rezar mais se, de fato, a oração é breve e superficial ou muito fragmentada. No entanto, nem sempre “rezar mais” proporciona o bem. Estranho, não é? Como é possível que as longas orações poderiam não fazer bem?

A resposta podemos encontrar nas palavras de São Tiago: “Pedis e não recebeis, porque pedis mal” (Tg 4,3). A oração má não ajuda, mas frustra, decepciona. Não leva a mudança de vida, porque não permite Deus a transformar. A má oração pretende “subornar” a Deus para “conseguir a graça” o que na verdade significa: conseguir que Deus faça o que orante pede.
A vontade de Deus, Amor Infinito, não está em consideração, porque Ele é concebido como alguém distante, indiferente com a sorte do homem e severo. Tal “Deus” tem de ser “conquistado” através das devidas orações, promessas e sacrifícios.

O caminho correto para orar com proveito é rezar diferentemente, em vez de longamente.
O que isto significa? A oração possibilita o encontro com Deus, o Amigo. Quando quero entrar no mundo de oração devo me conscientizar de que Ele é o mais importante. Os problemas e preocupações devem ser deixados fora. Nada pode interferir nesta intimidade toda particular. Até mesmo as devoções pessoais, deve se revisar, para não serem um peso inútil, mas levarem ao Encontro com Amigo.

Além disso, a oração boa não consiste em palavreado. O próprio Jesus disse: “Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras” (Mt 6,7). É preciso que haja a proporção entre “o falar” e “o escutar” na oração. A essência da oração é escutar. É Deus, o Pai, que espera homem na oração para lhe falar e para dar descanso, conforto e paz (Mt 11,28ss).

Ainda, é muito importante ter um momento fixo, durante cada dia, para este Encontro e tentar ser fiel a ele.
Jesus não pede para rezarmos mais e mais. Pede para rezarmos sempre, isto é para que toda a nossa vida seja uma oração (Lc 18,1).

Uma boa oração, sempre agradável a Deus é aquela que segue o “roteiro” chamado de Pai Nosso: santificado seja o Teu Nome, seja feita a Vossa vontade, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário