domingo, 20 de maio de 2018

Espiritualidade e felicidade


Espiritualidade - a condição de felicidade   (tradução)
Pe. Marek Dziewiecki, Niedziela, 05/2018
A diferença entre o ser humano e os animais, consiste em seu comportamento, que não é determinado por instintos ou impulsos, mas depende da esfera espiritual. As pessoas mais diferem entre si em espírito do que no corpo. É a diferença no desenvolvimento espiritual que determina que, numas pessoas podemos confiar e desejar amizade com elas, enquanto evitamos outras, porque são agressivas e imprevisíveis. A sorte de cada um de nós depende do grau de desenvolvimento espiritual.
Graças à espiritualidade, o homem é capaz de fazer aquilo que o seu corpo é incapaz de fazer. Pode se converter, amar e sonhar. O corpo não é capaz disso. É o espírito que faz o homem capaz de fazer, o que ele todo quer fazer, não o que quer apenas uma parte de sua humanidade, como por exemplo, suas emoções, instintos ou impulsos.
O espírito protege o homem
A espiritualidade para o homem é aquilo que, para um computador, é o sistema operacional ou, aquilo que para os animais são os instintos e impulsos. Se um computador tiver programas infectados, ele deixará de funcionar normalmente. Da mesma forma, se um animal tiver instintos alterados, ele pode até, morrer. Igualmente, fica seriamente ameaçado um homem que não desenvolve a sua esfera espiritual. Tal indivíduo, não sabe quem é, nem para que vive. Está desorientado no mundo que o cerca e, também, fica confuso no relacionamento consigo mesmo. O homem despojado de espiritualidade, é incapaz de buscar a verdade, de amar ou dominar a si mesmo. Apenas, um homem espiritual, pode governar racionalmente o seu próprio corpo e construir relacionamentos baseados no amor, e não na luxúria ou no afeiçoamento. É o espírito que faz, com que o homem é capaz de criar poesia, tocar piano, pensar abstratamente ou comunicar o amor.
Um espírito desvirtuado distorce tudo
A espiritualidade desordenada deturpa o raciocínio, despoja da liberdade, mistura o bem com o mal. Faz com que o homem adota atitude pervertida em relação ao corpo; torna-se o seu escravo ou seu inimigo. O conhecido ditado diz, que: a “mente sã em corpo são”. Na verdade, é o contrário. É o espírito saudável que capacita o homem para cuidado pelo corpo saudável, porque o espírito é que governa o corpo. É por isso, que as doenças do espírito são muito mais perigosas que as doenças do corpo. A Bíblia, em muitos lugares nos adverte para não sermos homens carnais, isto é, aqueles para quem a corporeidade é o mais importante ponto de referência e, que fazem, o que seu corpo deseja. "Os que vivem segundo a carne têm a mente voltada para o que a carne deseja; mas os que vivem de acordo com o Espírito, têm a mente voltada para o que o Espírito deseja. (...) os que estão na carne não podem agradar a Deus." (Rom 8,5. 8). Não é a culpa do corpo quando alguém se sujeita ao corpo e quando se torna seu escravo, como se ele fosse apenas um corpo, e como que não tivesse nenhumas outras aspirações, além das carnais, que infelizmente, não são suficientes a ninguém, para a alcançar a felicidade. Os erros cometidos na esfera corporal sempre resultam da fraqueza do espírito.
O que é a espiritualidade?
A espiritualidade é uma capacidade de um homem se entender a si mesmo. É uma capacidade de buscar respostas para as mais importantes perguntas: Quem sou eu? Por que existo? Para onde vou? Com base em laços e valores posso alcançar o propósito principal da minha vida?
A espiritualidade é a prova de que não somos filhos da matéria inconsciente de si mesma, mas, que fomos criados à imagem e semelhança de Deus que é Espírito. Exclusivamente a espiritualidade pode nos libertar do domínio dos instintos e impulsos. Graças a ela, é possível diferenciar as pessoas dos animais.
A espiritualidade nos introduz no reino das pessoas cujos corpos foram feitos do pó desta terra, mas, cuja humanidade é o resultado do sopro do Espírito de Deus em nós. A espiritualidade madura leva à maturidade em todos os âmbitos da humanidade. Apenas o homem espiritual é capaz de pensar com sabedoria, amar com oblatividade e trabalhar honestamente. A espiritualidade desempenha o papel de um núcleo central que dirige a vida. O que os hormônios são para um corpo, o que o consciente é para a psíquica e a consciência para moralidade, a espiritualidade é para todo ser humano. Ser um discípulo de Cristo é avançar na profundidade da espiritualidade. É, através dos olhos do espírito, ver o homem inteiro e se admirar com a sua individualidade. São Paulo nos lembra: "Vós, porém, não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se o Espírito de Deus habita em vós" (Rom 8,9). A condição da maturidade espiritual é a abertura do homem à luz do Espírito Santo.
A negligência do espírito
Um sinal alarmante do nosso tempo é que muitas pessoas se importam mais com o bem-estar material do que com o progresso espiritual. Estão mais interessadas ​​no que possuem, do que na qualidade de pessoa que estão se tornando. É uma situação perigosa, porque quanto mais o homem é imaturo espiritualmente, tanto mais não sabe beneficiar-se acertadamente do bem-estar material. As pessoas imaturas espiritualmente acreditam que a garantia e a condição da felicidade, é o corpo saudável, e não espírito saudável. Quem sucumbe a tais ilusões, prejudica não apenas o seu espírito, mas também o seu corpo.
Jesus repreendia mais severamente aqueles que pecaram com espírito do que aqueles que pecaram com o corpo. A negligência no progresso espiritual resulta não apenas da falta de compreensão da importância da espiritualidade em nossas vidas, mas também, do fato de que as necessidades espirituais não são tão fortemente sentidas por nós, como as necessidades corporais ou emocionais. A esfera espiritual é silenciosa e delicada. Ela não grita. É por isso, que o homem mais facilmente se concentra no corpo, ou nas emoções, do que no cuidado pelo espírito.
Distorções na área espiritual
Uma perigo radical da espiritualidade é o vazio interior. O homem que banaliza o espírito confunde o que é bom com o que é agradável. Ele repete os erros que levaram muitas pessoas a vícios, desproteção ou desespero. Comporta-se da mesma maneira que elas, e mesmo assim, "pensa", que a sua sorte será melhor. Jesus alerta com firmeza perante o vazio espiritual quando diz: "Vocês têm olhos e não veem; têm ouvidos e não ouvem" (Mc 8,18).
A manifestação típica do vazio espiritual pode se ver, numa situação quando alguém declara que faz o que ele quer, mas ao ser perguntado, sobre quem ele é, silencia, porque não sabe quem é, e para que vive. Portanto, não pode saber o que ele quer. As pessoas vazias espiritualmente prejudicam a si mesmas e se distanciam de seus próprios sonhos e aspirações. Vivem a partir do princípio, de que, de alguma forma, tudo vai dar certo. O homem vazio espiritualmente rende-se aos instintos, impulsos, emoções, a moda, a publicidade ou, ao estilo de vida promovido pela mídia dominante.
Algumas pessoas acreditam que a espiritualidade é uma sensibilidade emocional, as sensações estéticas, o encanto pela natureza ou exercícios de concentração. Todas estas habilidades são aptidões psíquicas, mas, não espirituais. As crianças pequenas, também, sabem comover-se com um animalzinho, apreciar o pôr-do-sol ou admirar uma música. No entanto, isso ainda não significa, que as crianças já estejam amadurecidas espiritualmente. A espiritualidade não é uma reflexão sobre qualquer coisa. Ela é uma contemplação do mistério do ser humano, ou seja, de alguém semelhante a Deus. A admiração da natureza ou emoção com a música, nunca me explicarão quem sou eu, ou como eu devo agir.
Critérios de maturidade espiritual
O teste da maturidade espiritual é uma consciência de que, desde que sou capaz de pensar e amar, não me origino da matéria, porque a matéria não pensa, nem ama. Já que tenho sonhado com um grande amor e estou aprendendo a amar, embora eu não seja amor, significa que existe alguém que é amor e de quem eu posso aprender a amar.
O homem que avança para a profundidade espiritual, entende que a sua existência é linda demais e, incomum demais, para ser apenas uma obra acidental. A espiritualidade permite descobrir que sou filho de Alguém maior do que eu, de Alguém que me entende, ama e ensina a amar. A espiritualidade preserva da vida no egoísmo e da decepção consigo mesmo, em particular, quando começo a descobrir que, eu mesmo, não sou suficiente para a minha própria felicidade.
O homem maduro espiritualmente, sabe que não será feliz, se privilegiar apenas alguma parte de si mesmo, à custa das demais dimensões da sua humanidade. Tal homem, não procura satisfazer as necessidades corporais à custa da sua consciência ou da sua dignidade. Ele sabe que, depois do pecado original, nesta terra, não se pode ser feliz sem esforço e vigilância, sem disciplina e sem exigir de si mesmo, sem vínculos nobres e sem princípios sábios. O homem maduro espiritualmente entende que, para a sua felicidade nada é suficiente, além dum grande amor, e que a vida fora do amor, se torna uma agonia, ou seja, uma morte lenta e dolorosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário