sábado, 23 de junho de 2018

João Batista. Cristão. Conversão. Primado de Deus.


João Batista – o “Apontador”

Dia 24 de junho celebra-se solenemente o nascimento de João, filho de Zacarias, conhecido como Batista, em virtude do ministério de renovação do povo de Israel, através do batismo de conversão (Mc 1,1-8). João era muito respeitado, até mesmo pelos inimigos, pois nas suas palavras e na sua conduta não havia divergência nenhuma. Certa vez, até, o próprio Jesus, Filho de Deus, deu testemunho da sua vocação extraordinária e sua vida incomum, chamando-o de “o maior entre os nascidos de mulher” (Lc 7,28)
Por que chamei João Batista de “Apontador”?
1/ Porque apontava para o Infinito, através do modo de se vestir, alimentar e de morar. Estas suas atitudes, como que antecipassem os ensinamentos e o exemplo de Jesus. São atuais permanentemente (“...não fiquem preocupados com a vida, com o que comer; nem com o corpo, com o que vestir. Afinal, a vida não vale mais do que a comida? E o corpo não vale mais do que a roupa? Olhem os pássaros do céu: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, o Pai que está no céu os alimenta. Será que vocês não valem mais do que os pássaros? [...] E por que vocês ficam preocupados com a roupa? Olhem como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. Eu, porém, lhes digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. Ora, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, muito mais ele fará por vocês, gente de pouca fé! Portanto, não fiquem preocupados, dizendo: O que vamos comer? O que vamos beber? O que vamos vestir? Os pagãos é que ficam procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso” (Mt 6,25-34). Sempre atual será a ordem: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus...” (Mt 6,33).
2/ Apontava a infidelidade do povo à Aliança com Deus. Denunciava e desmascarava os pecados dos pequenos e das autoridades, sem distinção, em nome do Amor.
3/ Apontava a conversão pessoal, como caminho de saída deste conflito de infidelidade e como um meio para real comunhão com Deus. Para os que decidirem abandonar a vida em pecado, João ministrava o batismo de conversão (Mc 1,4).
4/ Como principal alvo da sua missão, apontou e revelou o Cordeiro de Deus, Salvador do mundo, Jesus Cristo - Deus que se fez Homem (Jo 1,29).
5/ Apontava, ainda, através do próprio martírio, o primado do compromisso com Deus (uma fé comprometida), acima de tudo, até mesmo, acima da própria vida.
O nosso povo tem estima muito grande pelo João Batista. Além de batizar os filhos com seu nome (João, Joana), cultiva-se vários costumes populares que, de certo modo, perpetuam a memória do Batista e lembram da sua Mensagem. Esta Mensagem é, e será, sempre atual, pois, o homem necessita de “apontadores” para o Infinito, para o verdadeiro sentido da vida. Sem eles, corre o risco de se desorientar, mergulhado nas preocupações cotidianas.
Não se deve reduzir Personagem tão excepcional, a um dos elementos folclóricos da nossa cultura, cultivados apenas para o divertimento e/ou recordação dos sentimentos da infância. É preciso olhar para o que João Batista continua apontando. E ainda mais, é preciso assumir o compromisso de apontar – como João Batista – para estes valores, pois, há muitas pessoas que não olham para longe e “para cima”...
Viva João Batista!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário