terça-feira, 10 de julho de 2018

Leitura recomendada: "DESCOBRINDO A CASTIDADE"


Matrimônio cristão é Sacramento.
O mundo de hoje não prepara jovens para o compromisso matrimonial e familiar. O hedonismo “casado” com diversos outros “Ismos” vem fazendo, de muitas pessoas, fantoches - que se pode manipular livremente. No entanto, contentar-se com o prazer “sem compromisso” significa entrar no caminho da alienação, que muitas vezes não tem retorno. O matrimônio, mesmo dos não cristãos, não pode ser visto como um “negócio” (que por ex. legitima a vida sexual), mas como um compromisso, assumido com seriedade e responsabilidade.
O Padre Luiz Carlos Lodi da Cruz no seu excepcional livrinho “Descobrindo a castidade” afirma que: “visto como um negócio, o matrimônio é péssimo. Mais do que isso: é uma loucura. É como assinar um cheque em branco e entregar ao outro negociante, aceitando qualquer valor que ele queira escrever. Por isso diz Jesus: “Nem todos são capazes de compreender essa palavra, mas só aqueles a quem é concedido” (Mt 19,11).
Nem todos compreendem:
·         que o matrimônio não é um negócio, mas uma aliança de amor;
·         os dois se casam não por causa do bem que receberão, mas por causa do bem que darão um ao outro;
·         que os dois se casam não para serem felizes, mas fazerem felizes um ao outro.
E sobretudo, nem todos compreendem que... como Jesus veio para restabelecer a ordem inicial da criação perturbada pelo pecado, ele mesmo dá a força e a graça para viver o casamento na nova dimensão do Reino de Deus. É seguindo a Cristo, renunciando a si mesmos e tomando cada um sua cruz que os esposos poderão ‘compreender’ o sentido original do casamento e vivê-lo com a ajuda de Cristo. Esta graça do matrimônio cristão é um fruto da cruz de Cristo, fonte de toda vida cristã (Catecismo da Igreja Católica, n. 1615)”.

Fonte: "Descobrindo a castidade", pg.14-15.

Obs.: O livro pode ser adquirido na sede Pró-Vida, em Anápolis, Goiás.



Nenhum comentário:

Postar um comentário