domingo, 4 de novembro de 2018

Santidade. Todos os Santos. Bem-aventuranças. Realização humana


A santidade é possível hoje?

A santidade não é algo inacessível para qualquer pessoa. Também não é inalcançável, contudo, não por conta própria... como por exemplo uma satisfação pessoal, ambição ou a sensação do bem-estar. A santidade é a graça. É o dom gratuito do Deus, o Único Santo e fonte de toda a santidade. A santidade só existe em intima e real comunhão com Deus.

O caminho da santidade para os cristãos são as bem-aventuranças (Mt 5,3-12ª). Elas oferecem diversas trilhas pelas quais se busca na vida o único necessário (Lc 10,41-42), o estar com Deus.

Cada um, sem problemas, pode notar o quanto os caminhos de bem-aventuranças são opostos aos caminhos que o mundo propõe... Pobreza - riqueza, mansidão - prepotência, perseguição - “santa paz”..., etc. Dai, quem se aventurar por este caminho, saiba que vai passar pelas "grandes tribulações" (Ap 7,14), mas vai ganhar a palma da vitória (Ap 7,9).

Como é preocupante quando se vê tantos cristãos “amarrados” aos ritos (como os fariseus do tempo de Jesus), em vez de buscar a Deus e desejar a santidade! Atribuem a sua religiosidade o poder que ela não tem, ou seja, o poder de conceder a Vida. Esta é concedida unicamente pela Pessoa de Deus, origem e fonte de toda a vida. O ritualismo pode encostar em superstição, ou até mesmo na idolatria, pois se lhe atribui algo que não tem...
Santidade é o caminho para todos! Traduzido para a linguagem comum, a santidade poderia ser chamada de NORMALIDADE. Ser normal, é ser santo. E o que é ser normal? O normal é ser aquilo que a gente deve ser. Isto é, primeiramente ter a consciência de ser apenas uma criatura e não um “deus” que julga, aponta o dedo, faz o que quer e, ainda, tem a ousadia de suspender um, ou mais Mandamento de Deus. O ser humano normal não o faria. Depois, a santidade é aprender a ser filho de Deus, empenhado, como o Pai, em fazer o bem. Gratuitamente. Sempre e para todos.

Para viver a santidade, ou seja, a normalidade, é preciso abandonar o mundo da fantasia. Fantasiando o quanto eu sou bom, em vez de o praticar, o quanto eu amo, em vez de amar, o quanto eu creio, em vez de caminhar na fé, o quanto eu desejo entrar no Céu, em vez de livrar-se de “qualquer tipo de ganancia” (Lc 12,15)...
A santidade é o caminho para ti, para a tua família e para todos os teus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário