terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A Coroa de Advento


A Coroa de Advento

possui um sentido muito especial na preparação para o Natal. Sobretudo, ela lembra, aos adultos e às crianças, a chegada o Natal, a passagem do tempo (cada domingo se ascende uma vela), que nos aproxima ao Natal.

A coroa tem a forma de círculo, que é símbolo da eternidade, da unidade, do tempo que não tem início nem fim. O círculo indica, ainda, o sol no seu ciclo anual, sua fonte de energia sem jamais se esgotar, gerando a vida. Para nós, cristãos, este sol é símbolo de Cristo.

Os ramos verdes que enfeitam o círculo costumam ser de pinos ou de ciprestes. Tendo origem européia simbolizam eternidade, pois não perdem as folhas no inverno. Justamente é símbolo de esperança, de imortalidade, de vitória sobre a morte.
Para nós no Brasil este elemento é menos significativo, pois não vivenciamos esta mudança da renovação da natureza, como na Europa onde todas as estações se distinguem fortemente. Nós celebramos o Natal no início do verão. Por isso, as vezes nota-se a tendência de substituir o verde por outros elementos ornamentais do círculo.

As quatro velas indicam as quatro semanas do Tempo do Advento. Originariamente, a velas eram três de cor roxa e uma de cor rosa. O roxo, para indicar a penitência, a conversão a Deus e o rosa como sinal de alegria pelo próximo nascimento de Jesus, usada no 3º domingo do Advento, chamado de Domingo “Gaudete” (Alegrai-vos).

Existem diferentes tradições sobre os significados das velas: http://www.franciscanos.org.br/noticias/noticias_especiais/advento_291107/03.php

  • a primeira vela é do profeta;
  • a segunda vela é de Belém;
  • a terceira vela é dos pastores;
  • a quarta vela é dos anjos.

Outra tradição vê nas quatro velas as grandes fases da História da Salvação até a chegada de Cristo. Assim:

  • a primeira é a vela do perdão concedido a Adão e Eva, que de mortais se tornarão seres viventes em Deus;
  • a segunda é a vela da fé dos patriarcas que crêem na promessa da Terra Prometida;
  • a terceira é a vela da alegria de Davi pela sua descendência;
  • a quarta é a vela do ensinamento dos profetas que anunciam a justiça e a paz.

Nesta perspectiva podemos ver nas quatro velas as vindas ou visitas de Deus na história, preparando sua visita ou vinda definitiva no seu Filho Encarnado, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo:

  • o tempo da criação: de Adão e Eva até Noé;
  • o tempo dos patriarcas;
  • o tempo dos reis;
  • o tempo dos profetas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário