segunda-feira, 17 de outubro de 2011

RIQUEZA

   Łk 12,13-21

Por que Jesus, em resposta a um pedido para julgar a disputa sobre a divisão dos bens, não queria atendê-lo? Por que advertiu contra a ganância? E aquele irmão, privado de propriedade e que buscava apenas a justiça foi ganancioso?
Jesus não veio para julgar o homem. Mesmo aquele que age injustamente e trata mal o seu irmão. Jesus veio para ensinar a cada ser humano o que significa amar.
É um ensinamento difícil, porque à sua luz pode se perceber que, as vezes o desejo humano de justiça e retribuição pelos danos leva ao empobrecimento no amor. Quando EU exijo a justiça, quando EU quero receber o que por direito me pertence, então eu viro as costas ao meu irmão. Ai, então, começo a acumular os tesouros para si mesmo. No entanto, diante de Deus só se pode ser rico no amor.
É difícil. Mas, Deus exige de mim que eu supere a mim mesmo, exige a confiança semelhante da de Abraão, que nenhuma renúncia minha, de algo que eu gostaria de ter, não será em vão, se a faço por amor a Deus e por amor a irmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário