domingo, 2 de outubro de 2011

Deus no meu caminho

Mt 21,33–43

A parábola dos vinhateiros tem uma mensagem bastante clara. O dono da vinha é Deus e o homem é um inquilino. Para salvar a sua “vinha”, Deus envia profetas para exortarem o homem e lhe transmitirem a Sua vontade. Mas o homem não quer obedecer, por isso rejeita e mata aqueles que são a voz de Deus, aqueles que em Seu Nome orientam e exortam.
No entanto, nem a resistência nem a iniquidade do homem desmotivam Deus. O tanto Ele tem amado que incansavelmente continua pronto a salvar. Enfim, por isso envia o seu Filho. O homem, no entanto, rejeita o Filho e Deus e O suspende no madeiro da cruz...
É verdade que a parábola da vinha se refere primeiramente aos israelitas. No entanto, não deixa de ser uma exortação e transmite a mensagem importante para o nosso “hoje”. Esta Palavra é dirigida a mim, no meu “agora”.
Será que no meu caminho Deus não vem colocando várias pessoas boas, sábias e nobres, que querem o meu bem? Preocupadas com a minha salvação mostram a direção certa, advertem, chamam atenção, como os profetas da Antiga Aliança.
A verdade que preciso ouvir, muitas vezes doe, provoca até revolta e resistência. Não querendo aceitá-la finge-se que não se tem ouvido, ou que aquilo não se refere a mim e, sim mais a outros membros da minha família, amigos, vizinhos.
Talvez eu não queira ouvir a Deus, porque o que Ele diz me parece exigente demais? Ou, ainda, porque seria necessário mudar algo em minha vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário