domingo, 9 de maio de 2010

Santidade e pureza. Sexualidade. Corrupção.

Santidade e pureza

Além da integridade outro termo, a pureza, também, pode ser considerado sinônimo da santidade. 
Geralmente quando se fala da pureza, muitas pessoas logo pensam na sexualidade, identificando-a com a continência e abstinência sexual.
A pureza é muito mais. O dicionário Michaelis entre outros significados menciona estes dois: a qualidade do que é isento de corrupção e o estado ou qualidade do que não tem mácula moral. 
Portanto, não se trata de uma parte, mas de vida toda, abrangendo também a sexualidade. Com isso facilmente pode-se notar a semelhança que há entre a integridade humana e a pureza. Ambas, de um certo modo, são sinônimos da santidade. Ambas se referem amplamente a uma vida bem-aventurada livre da mentira, falsidade, ganância, corrupção etc...
A pureza compreendida como uma vida casta (não reduzida unicamente a castidade sexual) manifesta-se na transparência, retidão, lealdade, fidelidade, compromisso com a justiça e com a vida... Sem a presença destas virtudes, que podem ser chamadas também de qualidades, uma vida humana estaria longe da sua realização.
Deus que criou o homem para ser feliz, constantemente vem lhe lembrando o caminho que leva a sua realização plena. E, em síntese, este caminho pode ser chamado, além de outros termos, de pureza.
Jesus mesmo disse: “Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus” (Mt 5,8) ou, então, o grande São Paulo: “Está é a vontade de Deus: a vossa santificação; que eviteis a impureza; que cada um de vós saiba possuir o seu corpo em santificação e honestidade, sem se deixar levar pelas paixões desregradas como os pagãos...” (1Tes 4,3).

Um comentário: