Raiz da palavra "conformismo" é de "conformo", em latim, que significa "estou dando a forma". É um comportamento ou modo de viver que consiste em aceitar e submeter-se aos valores, regras, opiniões e normas de conduta predominantes num determinado grupo social.
Geralmente, o conformismo é identificado com a exagerada e, sem um senso crítico, aceitação e aplicação destas normas. Também, consiste em demasiada identificação dos objetivos pessoais com os objetivos do grupo, numa mecânica aceitação de todas as regras e valores, numa submissão passiva, numa aprovação impensada das regras ditadas pelo outros.
O comportamento conformista, neste sentido, resulta do medo de formular qualquer ponto de vista próprio, propostas, como também, a individualidade do comportamento. (Fonte: “Słownik Encyklopedyczny Edukacja Obywatelska” Wydawnictwa Europa. Autorzy: Roman Smolski, Marek Smolski, Elżbieta Helena Stadtmüller).
Talvez seja mais fácil levar a vida de um conformista, mas, indubitavelmente fica difícil ser feliz e considerar-se livre. Vale a pena, caminhar contra as correntes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário