segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Perguntar - Quem pergunta não erra

"Quem pergunta não erra". É uma afirmação da sabedoria popular, mas sempre atual e importante.

Todos admiravam as obras de Jesus. Talvez, haviam esperado que em breve pudessem ver ainda mais? Enquanto isso, Jesus diz aos discípulos: “Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens” (Lc 9,43b).

A ducha de agua fria para as expectativas excessivas? Não. Eles simplesmente não entendiam. Além disso, tiveram medo de perguntar (Lc 9,45).

A gente preferiria evitar o erro daqueles discípulos. Não há nada pior do que viver na ignorância e se iludir. Por isso, quando não se entende, é preciso perguntar. Uma pergunta, mesmo que parece simples e insignificante, revela a busca, a inquietude, a criatividade. Assim se nasce gente valiosa.

Às vezes não haverá resposta nenhuma. Outras vezes, não dá para entender imediatamente. Mas pode também acontecer que a resposta, ao ampliar os horizontes, virará de cabeça para baixo, o mundo que a gente havia organizado...

Apesar de tudo, assim é melhor. Pelo menos não se irá dizer depois, como os discípulos a caminho de Emaús “e nós estávamos esperando...” (Lc 24,21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário