quinta-feira, 12 de julho de 2018

Apostolado. MIssão. Amor a Igreja. Cristão. Compromisso. Pastoral

O que vai me dar a Igreja?
Não pergunte o que a Igreja vai te dar. 
Pergunte o que você dará a Igreja?

No Brasil vivemos o Ano do Laicato. O engajamento dos leigos na Pastoral da Igreja é o fruto do Concílio Vaticano II, que entre outros, elaborou o Decreto “Apostolicam Actuositatem” (Sobre o apostolado dos leigos).
O Evangelho de Mateus termina com as palavras de Jesus: "Ide e ensinai todas as nações" (Mt 28,19-20). Este "ide" é dirigido a todos os que crêem em Jesus, a todos os batizados. Não só ao clero, ainda que, até o Concílio Vaticano II esta prática era predominante. O Concílio demonstrou a sabedoria da Igreja, que avançou na descoberta da sua identidade e reconheceu o insubstituível papel de todas as pessoas batizadas, na construção duma Igreja, autenticamente viva. Igreja como Corpo Místico de Cristo composto de muitos e variados membros (1Cor 12,12-14).
Hoje, o mais importante é que todos compreendam a responsabilidade comum pela Igreja, família de Deus (Mc 3,33-35). Que um leigo não seja um “cliente” da Igreja, vista por ele, como uma instituição, que pode atender algumas das suas necessidades (Batizado, Casamento, Exéquias...). Cada um deve perguntar a si mesmo: O que estou dando à Igreja? Que papel devo desempenhar na Igreja, concretamente, na minha Igreja Paroquial?
Existe uma grande tentação de procurar fazer na Igreja “o que eu quero” ou “o que eu gosto”. Vê-la como um “espaço” no qual posso realizar alguns dos meus desejos (já que em outros ambientes não consigo “aparecer”). Se fosse possível viver assim, a Igreja nunca conseguiria cumprir o mandato de Jesus Cristo (Mt 28,19-20; 10,16-34). Inevitavelmente haveria muitos conflitos de interesses, seguidos pelas intrigas e divisões.
Na verdade, trata-se de assumir a responsabilidade concreta pela Igreja, como acontece com os órgãos num corpo humano. Muitos batizados esperam muito da Igreja, têm exigências e só sabem opinar e criticar, mas em troca, nada oferecem de si mesmos. Não querem assumir qualquer compromisso. Até mesmo, os seus dízimos e suas “ajudas” a Igreja, são tão simbólicas que não passam de ser um mero fingimento.
É lamentável dizer isto, mas o católico, em geral, não sente responsabilidade pela sua comunidade paroquial. Não entende a Igreja. Se pertence a um Grupo ou Pastoral, ainda faz algo em seu favor, mas pela Igreja, pela Comunidade – só quando dá vontade...  
Muito raramente um pároco consegue ouvir: Posso ajudar com alguma coisa? Esta disponibilidade não se refere em “ajudar ao padre”, mas a própria Comunidade Paroquial. É claro que vários leigos estão engajados na vida das Paróquias, mas, isso geralmente acontece a pedido dos padres.
Necessariamente e urgentemente, precisamos conscientizar os nossos crentes da importância da comunidade paroquial. Ajudar a todos se identificarem com “a minha Igreja Paroquial”, ainda que não seja dos meus sonhos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário