sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Evangelização. Mês Missionário. Vida missionária do leigo

Ide e anunciai

Desde o começo os cristãos tentavam cumprir essa ordem e... nem sempre a entendiam bem... As vezes a tinham interpretado a partir das ideias próprias (inspirações), que não só uma vez, resultavam em distanciamento do espírito daquele Mandato do Mestre. Aqui têm a sua origem as heresias, apostasias e ideologias, inclusive a de uma religião mundial, bem acolhida por parte de alguns eclesiásticos...

O modelo de “ir e anunciar” sempre será a Primeira Evangelização, nos tempos apostólicos. Aqui destaca-se o Grande Paulo, Apóstolo chamado para esta Obra, por Jesus Cristo já ressuscitado. A sua vida e seu modo de Anunciar o Evangelho, nos oferecem várias pistas práticas (Atos dos Apóstolos)...

Deixando agora do lado (não esquecendo) a história de 2000 de Evangelização, neste mês de outubro, mês de conscientização missionária da Igreja, precisamos nos perguntar: como nós, católicos do século XXI estamos exercendo o Mandato de evangelizadores do Reino de Deus?

Há muitas ocupações que nos envolvem e absorvem, até mesmo nos trabalhos pastorais nas paróquias, comunidades de vida, etc.

Tudo isso, de fato, evangeliza, leva a pensar como Deus pensa e agirem como Deus age (Is 55,8)? Evangeliza a nós mesmos e aos outros? Ou, talvez, essas agitações sejam meras tentações, não discernidas, que satisfazem nossas próprias vontades?

Pois, então, como fica o Mandato de Jesus Cristo, que é inalienável e urgente (Mt 10,5)? Ele foi imposto a todos os Batizados. Portanto, é o primeiro dever do Corpo Místico de Cristo, em todos os seus membros, a hierarquia e leigos... Quem vai cumpri-lo?

Tanto Catecismo da Igreja Católica, quanto o Concílio Vat.II, insistem que a Igreja é missionária por sua natureza (Ad Gentes, 6), ou seja foi instituída para Evangelizar! A MISIONARIEDADE é a sua razão de ser. Ou seja, se a Igreja não for missionária, evangelizadora, perde a razão da sua existência!

E por que? Alguém pode perguntar... Porque, se o mundo não for evangelizado efetivamente, ou seja, impregnado do Evangelho, que é Filho do Pai Eterno, continuará no poder do Mundo das Trevas. Não terá a vida, se não a aceitar. E a Vida se encontra unicamente naquele que é: Caminho, Verdade e Vida.... (Jo 14,6).

Para concluir: justificar-se que “não sei evangelizar”, ou que “ninguém me convidou” é um “papo furado”... Deus não confia a ninguém algo impossível a ser por ele cumprido. A evangelização se dá, não tanto por meio de palavras, que pela vida simples, reta e submissa a vontade de Deus, a exemplo de Jesus Cristo, Filho do Pai eterno, obediente até... (Flp 2,8).



Nenhum comentário:

Postar um comentário