Freqüentemente encontramos “missionários americanos”, de gravatas, tentando nos falar do amor de Deus e da felicidade. Quem são eles de verdade? Realmente são missionários de Jesus Cristo e pregam o Evangelho de Jesus?
Mórmons, são uma seita criada nos EUA. Decididamente distancia-se de qualquer tradição do cristianismo. Mórmons estão convencidos que o continente americano tem um missão exclusiva no mundo e pregam a outras nações a legalidade, a justiça e a liberdade, no estilo americano. A América é um país no futuro e as portas do inferno não o prevalecerão.
Os mórmons, quase sempre, estão associados à poligamia, que hoje, geralmente, já não é mais praticada. Difundem as suas idéias no mundo todo, também no Brasil, através dos “missionários”, jovens, impecavelmente vestidos, de gravatas e com distintivos "irmã" ou "ancião".
Numerosas mudanças da sua doutrina sempre são causados pelas revelações (por exemplo, a questão da poligamia - modificada na década de 80 do século XIX – para que o estado Utah pudesse tornar-se parte dos Estados Unidos).
O Livro de Mórmon é uma história da segunda vinda de Jesus, para os índios no século IV, após o nascimento de Cristo, escrito em língua egípcia reformada, no livrinho de ouro, que o anjo Moroni (filho de Mórmon) levou para o céu (por isso que não se pode vê-lo). O livrinho foi traduzido por fundador, Joseph Smith, tendo como "testemunhas" os sentados atrás de uma cortina, ouvindo Smith ler este livrinho...
Os Mórmons acreditam que Deus tem um corpo de carne e osso, e que é casado. As pessoas começam a vida como seres espirituais criados no mondo da pré-existência.
Geralmente, os mórmons, são pessoas do bem e trabalhadoras, mas o seu ensino – isto deve ser sublinhado - é anti-bíblico e anticristão.
A Igreja Católica e as principais igrejas protestantes não reconhecem a validade do batismo dos Mórmons. Em julho de 2001, o Vaticano anunciou que os mórmons, convertendo-se ao catolicismo devem ser batizados novamente. Fonte: Seitas e Fatos Nº 11, Livro de Mórmon, e o prefácio de um livro de Antoni Lesniak "Mórmons - uma invenção religiosa americana". www.okiem.pl/bog/sekty/leksykon.htm#amorc
Como tratar estes “missionários” quando nos abordarem? Sempre com respeito e educação, mas também, com determinação de quem conhece o Evangelho verdadeiro. Não há nada para dialogar co eles. O certo é apenas aconselhar que melhor procurarem as pessoas desorientadas na vida (nos bares, nas bocas de fumo, motéis...), para lhes oferecerem o seu ensino...