segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Mórmons


Freqüentemente encontramos “missionários americanos”, de gravatas, tentando nos falar do amor de Deus e da felicidade. Quem são eles de verdade? Realmente são missionários de Jesus Cristo e pregam o Evangelho de Jesus?

Mórmons, são uma seita criada nos EUA. Decididamente distancia-se de qualquer tradição do cristianismo. Mórmons estão convencidos que o continente americano tem um missão exclusiva no mundo e pregam a outras nações a legalidade, a justiça e a liberdade, no estilo americano. A América é um país no futuro e as portas do inferno não o prevalecerão.

Os mórmons, quase sempre, estão associados à poligamia, que hoje, geralmente, já não é mais praticada. Difundem as suas idéias no mundo todo, também no Brasil, através dos “missionários”, jovens, impecavelmente vestidos, de gravatas e com distintivos "irmã" ou "ancião".

Numerosas mudanças da sua doutrina sempre são causados pelas revelações (por exemplo, a questão da poligamia - modificada na década de 80 do século XIX – para que o estado Utah pudesse tornar-se parte dos Estados Unidos).

O Livro de Mórmon é uma história da segunda vinda de Jesus, para os índios no século IV, após o nascimento de Cristo, escrito em língua egípcia reformada, no livrinho de ouro, que o anjo Moroni (filho de Mórmon) levou para o céu (por isso que não se pode vê-lo). O livrinho foi traduzido por fundador, Joseph Smith, tendo como "testemunhas" os sentados atrás de uma cortina, ouvindo Smith ler este livrinho...
Os Mórmons acreditam que Deus tem um corpo de carne e osso, e que é casado. As pessoas começam a vida como seres espirituais criados no mondo da pré-existência.

Geralmente, os mórmons, são pessoas do bem e trabalhadoras, mas o seu ensino – isto deve ser sublinhado - é anti-bíblico e anticristão.

A Igreja Católica e as principais igrejas protestantes não reconhecem a validade do batismo dos Mórmons. Em julho de 2001, o Vaticano anunciou que os mórmons, convertendo-se ao catolicismo devem ser batizados novamente. Fonte: Seitas e Fatos Nº 11, Livro de Mórmon, e o prefácio de um livro de Antoni Lesniak "Mórmons - uma invenção religiosa americana". www.okiem.pl/bog/sekty/leksykon.htm#amorc

Como tratar estes “missionários” quando nos abordarem? Sempre com respeito e educação, mas também, com determinação de quem conhece o Evangelho verdadeiro. Não há nada para dialogar co eles. O certo é apenas aconselhar que melhor procurarem as pessoas desorientadas na vida (nos bares, nas bocas de fumo, motéis...), para lhes oferecerem o seu ensino...

3 comentários:

  1. certamente quem postou este artigo não conhece realmente a fundo os ensinamentos da igreja...quando os missionarios nos passam uma mensagem pedem para que nos façamos uma oração e pergunte ao pai celestial se aquelas escrituras são verdadeiras(livro de mormon)...eu orei e obtive uma resposta clara do pai que são revelações inspiradas por deus...não tenho duvidaa deste evangelho...sou grata por pertencer a Igreja de jesus Cristo dos santos dos Ultimos Dias....não é possivel que ima igreja que prega o amor,a misericordia,a obediência a deus...possa ser do diabo certo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela sua contribuição, minha amiga. O diálogo é a maneira de se relacionar no mundo civilizado e pode se tornar um caminho para encontrar Verdade. Tenho pleno respeito às suas convicções religiosas e a intenção da matéria publicada no nosso blog não foi descreditar a ninguém, mas alertar e orientar, todos aqueles que sinceramente buscam a Verdade.
    A Verdade é uma só. É Deus que se encarnou na natureza humana, se fez homem, revelou o sentido da vida humana e ensinou viver como Ele, para alcançar a felicidade. Ele faz apenas a proposta. A resposta é da gente. “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz...” (Marcus 8,34). Posso acreditar no que Ele propõe ou permanecer na minha.
    Espero que concorde comigo que não há mais de um Deus verdadeiro. Deus Criador, Deus que ama e acompanha a vida da gente. Como, então, surgiu a doutrina dos mórmons, muito tempo depois da Bíblia e, ainda, contrária a ela?
    Usar (pregar) o nome de Jesus não é a mesma coisa que pregar a PESSOA de Jesus, o Cristo de Deus, crucificado e ressuscitado três dias após a morte. Se você conhecer ao menos um pouco a Bíblia, deve saber que os demônios proclamavam Jesus, também. O primeiro encontro público de Jesus, em Cafarnaum (Marcus 1,23-24) mostra como os demônios não suportam Jesus, ou então, na terra dos pagãos (Marcus 5,6-7). Os demônios conhecem bem quem é Jesus e só d’Ele têm medo. Leia na oportunidade a Carta de Tiago. Ela ensina muita coisa valiosa. Mas, no capítulo 2,19 diz, que ”os demônios crendo em Jesus, tremem” porque sabem que o seu domínio não é longo...
    Qualquer doutrina que prega Jesus Cristo, para ser verdadeira, não pode ser contrária ao ensinamento total da Bíblia. Não há dois, nem mais caminhos para a vida eterna.
    Você, minha amiga, diz que orientada pelos missionários orou ao pai celestial e que ele lhe respondeu? Como sabes que foi Deus quem lhe respondeu? A sensação e convicção subjetivas, baseadas nos sentimentos, são tremendamente perigosas. É nelas que se apoia a manipulação do “pai da mentira” que é satanás (João 8,44). É preciso buscar conhecimento fundamentado no profundo relacionamento pessoal com Deus, obedecendo aos seus Mandamentos (não tem como crer e não fazer o que Deus manda) e também, no aprofundamento intelectual a partir das fontes bíblicas e arqueológicas produzidas pelos teólogos, exegetas e biblistas desde os primeiros séculos da cristandade.
    A sua inquietação e questionamentos são sinais muito positivos e importantes. Siga-os. Deus quer a vida para todos. Quer que todos encontrem o caminho, em Jesus Cristo, morto e ressuscitado, vivo no meio de nós. Acredito que não seja por acaso que encontrastes esta matéria no nosso blog. Aqui apenas informamos e partilhamos o que é de bom. Não praticamos a “caça de almas”, pois Deus respeita a liberdade de cada um... Coloco-me inteiramente a sua disposição para esclarecer outras dúvidas.

    ResponderExcluir
  3. certa vez eu voltado do meu serviço num sabado parei uma dupla de homens brasileiros mormons e eu entrevistei os sobre eles e a fundação da IJSUD no brasil dai eu cheguei uma conclusão que na intrevista minha que eu fiz com eles sobre joseph smith junior e sua morte havia um pouco de disculpa deles pra defender a fé deles e também sobre a religião deles na america do norte e a poligamia por la houve varias disculpas pra mim e cheguei a uma conclusão que dentre as religiões evangélicas católica romana e mormons e testemunhas de jeová e outras só de baixo da graça de Deus é que podemos ser perdoados :D

    ResponderExcluir