sábado, 5 de fevereiro de 2011

Sal e luz...


"Vós sois o sal da terra... Vós sois a luz do mundo" (Mt 5,13)

Como cristãos, temos cada vez mais dificuldades em compreender a concepção de vida que Cristo nos propõe. Estamos infectados pelo pensamento do mundo, e o que é mais triste, que estamos perdendo a fé, de que a linha determinada pelas bem-aventuranças de Jesus tem ainda qualquer significado.

As bem-aventuranças não combinam com as nossas expectativas. Tornam-se uma convenção de pouco valor, umas estrofes poéticas que, além de um valor sentimental, nada mais oferecem. A situação de vida inteira, que assim nasce, começa a assemelhar-se a um corredor, dividido por um vidro grosso blindado - torna-se assim a lógica do mundo, que por força invade a nossa maneira de pensar, avaliar, especificando os critérios para as escolhas.

Enxergamos ainda Cristo, os ideais cristãos, mas já não ouvimos as palavras que nos fala... O vínculo torna-se cada vez mais fraco, até finalmente estourar. Está-se perdendo a identidade cristã. A partida se torna uma realidade. Assim, o sal se torna insosso.

Os efeitos não demoraram a chegar: as luzes se apagam. E quando a escuridão começa a dominar, a cultura da morte prevalece. As pessoas privadas do sinal da “luz num monte" não sabem para onde ir. Portanto, o nosso dever é mostrar-lhes novamente esta luz. Para isso, é preciso primeiramente a reacender em si mesmo, a redescobrir Jesus Cristo, começar a viver o espírito das bem-aventuranças. É difícil, mas é possível...

Um comentário:

  1. Este post que o senhor colocou me dá força para continuar a ser tstemunha de Cristo neste mundo que está tão sem fé, e me lembra que nunca é facil.

    ResponderExcluir