segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Jovem - o homem inquieto

Os jovens de todos os tempos possuem uma natureza inquieta. A sua inquietude incomoda a todos. Mas, ao mesmo tempo, todos os procuram e, sem eles, não imaginam o futuro.
Assim, deveriam ser também todos os cristãos. Homens inquietos. Sonhadores e batalhadores por um mundo ideal, que não existe para os intelectuais mas, de fato, é real e chama-se o Reino de Deus, iniciado por Jesus de Nazaré (Lc 17,20-21).

Ao ler os Evangelhos notamos que Jesus não chama à sua companhia as pessoas religiosas e piedosas do seu tempo, mas os jovens. Na juventude se encontra um potencial, que quando bem direcionado é capaz de provocar transformação do mundo (Mt 11,12). Por isso, Jesus trazendo o novo fermento (Mt 5,13-14) precisa de jovens. O Espírito Santo que Jesus concede aos Seus discípulos é o Espírito juvenil, Espírito de inquietude, que dentro de um tempo breve consegue evolucionar o mundo.

A juventude não é unicamente uma faixa etária mas, em si, é a qualidade do espírito do homem. É o espírito de inquietude e de rebeldia, que não se conforma com a realidade atual, como Jovis (ou Jupiter) da mitologia romana. Tende a mudar o mundo em que vive pagando, as vezes, altíssimo custo. Nunca se rende, por acreditar de verdade no ideal de um tal mundo novo. Só assim é possível mudar a realidade. Através da força juvenil, que não depende da idade (há muito jovens velhos, sem espírito juvenil)...

Precisamos hoje de jovens inquietos, criativos, não conformados. Lemos sobre eles na literatura, ouvimos histórias contadas pelos mais velhos. Isto não pode ser um passado. Este potencial juvenil está em nós. Precisa ser liberado. Hoje...

O oposto da inquietude é a estabilidade (quietude), que caracteriza a idade adulta e é sonhada por todos, até mesmo, pelos jovens de hoje. Enquanto isso, a vida é dinâmica pela própria natureza. É um movimento dinâmico e, enquanto isso a ansiedade pela estabilidade contraria o ritmo de vida. Portanto, pode-se dizer que o espírito de quietude é inconciliável com o espírito juvenil, espírito cristão, chamado para enfrentar o comodismo e construir um mundo novo, uma nova civilização - a do amor.

A estabilidade esconde em si a busca da paz, mas compreendida como sensação de bem estar. No fundo é uma pretensão prepotente de controlar tudo, dominar a vida. O homem se sente bem quando as coisas acontecem de acordo com as suas expectativas e desejos. Mas, realizando os próprios sonhos vai, também, realizar o projeto de vida que o Criador vinculou à sua existência? Aonde vai chegar se tudo neste mundo temporal é passageiro?

O homem guiado por Jesus Cristo, pelo Seu Espírito não domina tudo, e não sabe para onde vai (Jo 3,8), mas tem a certeza que o seu Caminho (Jo 14,6) é seguro. Que sendo guiado por Deus torna-se luz do mundo (Mt 5,14).

Torna-se homem novo num mundo velho, que corre atrás da satisfação de suas vontades egoístas e caprichas.
O cristão deve ser fermento desta terra (Mt 13, 33-35). Como um fermento que avança e transforma a farinha num alimento saboroso e sadio, assim também o cristão, ciente do poder transformador recebido no Batismo, lança-se generosamente e, pela própria vida, transforma a realidade que o cerca (ainda que não seja notável). O fermento tem o poder dentro de si. Com ele funcionando o mundo se tornará o Reino de Deus.

Senhor, quero ser homem inquieto. A inquietude está dentro de mim. Que eu não queira livrar-me dela. Não sei aonde pode levar-me. Mas, me ensina... Me conduza por este caminho de inquietude e incertezas, estando em minha frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário