sábado, 24 de janeiro de 2015

Deus - Procurar ?

Quando alguém diz que é preciso buscar a Deus, na verdade é Deus quem vai atrás do homem, desde o pecado original (Zc 1,3-4). Tenta orientá-lo e atraí-lo para a vida na união e no amor. Havia muitas tentativas no passado e, hoje também, Deus não se cansa de ir atrás do homem (Hb 1,1-2).

Nos Evangelhos pode-se ver Jesus, a Palavra do Pai (Jo 14,7-9), que sem distinção oferece o amor e a misericórdia a todos (Jo 10,10), não considerando a ninguém como inimigo. Há um só inimigo do homem (1Pd 5,8-9) do qual só Ele que nos libertar, o que manifestou em diversos milagres.

A Sagrada Escritura mostra que o povo numerosamente ia atrás de Jesus. Poderia parecer que aquele povo, de fato, reconheceu e aceitou a chance da salvação eterna que Deus lhe oferecia. “Todos estão te procurando” (Mc 1,37) diziam a Jesus.
A gente poderia sentir inveja daquele povo que corria atrás de JC. Quando, porém, paramos para analisar as suas motivações, logo percebemos que não foi por causa da vida eterna, mas por causa de interesses particulares, o que, inclusive, desmascarava o próprio Jesus (Jo 6, 26-29). O negócio próprio era a força motivadora para aquele povo correr atrás do Nazareno.

De lá para cá não mudou nada. A maioria das pessoas que “procuram” a Deus, ou das que vêm à igreja, o fazem por alguma necessidade de interesse pessoal. Enquanto não conseguem “se virar” sozinhas correm atrás de alguém quem “pode poder”. Daí, torna-se compreensível porque os mais ricos não “precisam de Deus” (Lc 12,15-19)...

Muitas vezes Deus socorre os homens nas necessidades do dia-a-dia e faz milagres. Sempre, porém, quer que o homem descubra o Seu Amor. Amor gratuito e generoso. Amor desinteressado. Assim, Deus quer ensinar ao homem a amar e fazer o bem desinteressadamente. Doar-se sem esperar nada em troca, eis a vida de Deus.

Mas Deus não atende todos os que O pedem. Por que? Por ser Deus, o Deus-Amor, Ele não pode alimentar e favorecer os instintos do “homem velho”, que só pensa em si mesmo. Tenta, incansavelmente, colocar o homem no caminho da vida, que é o amor. Quando vê que não pode fazer mais nada, vai adiante... (Mc 1,38).

Quando o homem não consegue passar por esta divisa-limite e, detém-se no amor próprio, Deus tem de deixa-lo com as suas “graças alcançadas” e tem de ir para “outros lugares” (Mc 1,38). Irá buscar os corações capazes de se dilatarem e amarem, do jeito de que foram amados.

O homem só será feliz se descobrir a lógica do amor, que é chave para a felicidade.
Deus procura o homem e, também, se deixa encontrar por aqueles que O procuram, no sentido de estarem abertos à Sua iniciativa salvadora. As vezes Ele “foge”, quando alguém quer apenas aproveitar-se e satisfazer os seus próprios caprichos. A maior barreira para Deus poder agir é a mentalidade materialista e utilitarista do homem moderno. “Só me interessa, só vale o que serve para mim”...

Quantas graças poderiam ter ido adiante, sem serem recebidas por mim? Quantas chances perdidas... Quanta coisa poderia ter mudado em minha vida, se eu pensasse menos em mim mesmo....

Talvez hoje, os apóstolos diriam a Jesus: “Ninguém mais te procura. Todos estão ocupados com os próprios negócios. Todos só se interessam por uma vida boa, tranquila. Vamos para outros lugares?”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário