terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Jesus salvador - O que queres de nós, Jesus Nazareno?

Certo homem, possuído pelo espírito mal (filosofia utilitarista e hedonista de vida) ouvindo ensinamento de Jesus exclama: O que queres de nós, Jesus Nazareno? (Lc 4,34). Obviamente, a pergunta não é de interesse ou de curiosidade. É uma pergunta causada por medo.

Aquele Homem, Jesus, questiona a minha hierarquia de valores, questiona os princípios da minha vida! Ele quer me destruir, pois, como posso viver privando-me de tantas coisas boas que já tenho, de tantas fontes de prazer e do bem-estar que compõem o âmbito da minha vida?!

O que queres de nós, Jesus?! Não queremos que nos livres do pecado. Estamos bem. Esta vida é doce. Nos dá gosto. Ela é concreta e... já está aqui. Enquanto, a Tua vida, o Teu Reino são apenas... promessas.
Diante de Jesus Nazareno não dá para passar indiferentemente. Pode-se aceita-Lo ou rejeitá-Lo. Tertium non datur, como diz a expressão latina. Não há terceira opção. Com Ele ou contra Ele (Mt 12,30).

Quem tem medo de Jesus? O Herodes e as autoridades (Mt 2,1-2), os Gerasenos (Lc 8,35), o Sinédrio judaico (Jo 11,47-52), o mundo de todos os tempos (sob o domínio do “príncipe deste mundo” (João 12:31)).
Têm medo d’Ele todos aqueles que o “príncipe deste mundo” conseguiu atrair ao seu serviço. Pensam que fazem a melhor opção da vida seguindo a lógica do efeito, da carreira, do sucesso e do “carpe diem”, como dizia filósofo francês do século XVII, o René de Descartes.
E nós, crentes? Também devemos ter medo? Não podemos perguntar: O que queres de nós, Jesus Nazareno? Sim, podemos. Até, mesmo, devemos perguntar assim: Jesus, o que queres de mim? O que devo fazer? (At 22,10). Qual é a Tua vontade? Para onde queres me enviar (as vezes para dentro da própria casa)?

Deus só quer que o homem, a Sua imagem e semelhança, seja verdadeiramente e plenamente feliz. O Inimigo, Pai da Mentira (Jo 8,44) incansavelmente repete a mentira do Paraíso de que Deus não quer a felicidade do homem. Que esconde a verdade diante dele (Gn 3,1-5). Incute a desconfiança no homem, para que este tenha medo de Deus (Gn 3,8-9) e, ficando longe d’Ele, permaneça na sombra da morte (Lc 1,68; Sl 23,4; Is 9,1). Que não conheça e não aceite a mão estendida de Deus, na Pessoa de Jesus Nazareno. O mundo das trevas tem medo da luz (Jo 1,9-11).

O que fazer? Jesus, venha para me salvar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário