domingo, 27 de maio de 2018

Deus Único e Trino. O Verdadeiro. A Trindade.


A Liturgia do primeiro Domingo depois do Pentecostes, nos convida adorar e contemplar a Deus, no Seu Mistério de vida, Trinitário. Deus Um e Trino (três Pessoas) ao mesmo tempo, é uma existência que escapa da nossa capacidade de compreender, contando apenas com recursos humanos. É um mistério da fé. Somente através da fé, que o homem reconhece e aceita a livre iniciativa da Revelação do Divino, podendo assim, aproximar-se ao fenômeno da Trindade na Unidade de Deus.  
Desde o Concílio de Nicéia, realizado no ano 325, a Igreja professa a verdade da Unidade e Trindade de Deus: “Cremos […] em um só Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, nascido do Pai como Unigênito, isto é, da substância do Pai, Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não feito, consubstancial com o Pai, por quem foi feito tudo que há no céu e na terra. […] Cremos no Espírito Santo, Senhor e fonte de vida, que procede do Pai, com o Pai e o Filho é adorado e glorificado, o qual falou pelos Profetas” (Credo de Nicéia).
Deus Uno i Trino, não é uma teoria, especulação filosófica ou teológica. É modelo de vida para nós, crentes e, por meio de nós para todos os homens. Todos fomos criados a imagem deste Deus-Comunidade... Graças Seu Amor compassivo, podemos fazer parte da Vida Divina, pois através do Batismo nos adota como Seus Filhos. Não só de nome, mas de fato (1Jo 3,1; Rm 8,15-17). Sobretudo nos, membros da Igreja, precisamos nos esforçar para viver como Deus: a unidade na diversidade.
Como filhos adotivos devemos viver em Deus constantemente. E vivemos n´Ele por meio do ofertório, duma contínua entrega, a exemplo do ofertório durante a Ação Litúrgica. Assim, portanto, como no Sacrifício da Missa não há Comunhão, se não houver o ofertório, assim também, na vida dos crentes. Os expectadores ignorantes “comem” o Pão Sagrado, enquanto os crentes, que sabem se oferecer, por meio do mesmo Pão Sagrado, vivenciam e alimentam a Comunhão dos Bem-aventurados...
Sempre, quando fazemos o sinal da cruz, devemos lembrar que ele é a mais breve e mais completa síntese da nossa fé e, assim, expressar a alegria e gratidão ao Amor Uno e Trinitário, que nos chamou a participar da Sua Vida. Gratuitamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário