sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Religiosos. Vida Consagrada. Vocação religiosa. Contestação do mundo


 Dia da Vida Religiosa Consagrada

Hoje é o primeiro dia de fevereiro. Amanhã, a Igreja celebra a Festa Litúrgica de Apresentação do Senhor, conforme o relato evangélico (Lc 2, 22-40). Antes da reforma litúrgica, promovida pelo Concílio Vaticano II, no dia 02 de fevereiro celebrava-se festa da “Purificação de Nossa Senhora”, da “Nossa Senhora Candelária”, “Nossa Senhora das Candeias”, etc... Diversas igrejas, locais de culto, paróquias e outras entidades recordam aqueles tempos... O Concílio Vaticano II insistiu no Cristocentrismo da Liturgia e da teologia, por isso houve esta mudança de nome.

Independentemente das possíveis opiniões, a Virgem Maria, é a figura central, depois de Cristo, apresentado no Templo, conforme ordenava a Lei Mosaica. Contemplando este mistério, a Igreja descobriu em Maria a figura típica da Vida Consagrada. Pois, assim como Ela, pela Causa de Cristo, consagrou a sua vida, seus desejos e planos pessoais, assim o fazem, as mulheres e os homens, que através da consagração religiosa, dedicam suas vidas a Cristo e a Seu Reino.
Justamente chamou-se este dia de “Dia da Vida Consagrada”. É um dia especial, que nos conscientiza, a nós que somos cristãos-católicos, da importância dos consagrados e consagradas, na Igreja e no mundo. Sem dúvida, este modo de viver incomoda e irrita o mundo, mergulhado em pecado e revolta contra a Deus. Por que? Por ser sinal, visível e inquestionável, de que Deus não é “uma ideia doentia” ou uma invenção da mente humana, mas é uma Realidade. Deus é uma Pessoa, com que pode haver um relacionamento de vida, no amor-oblação, o que é a essência do amor verdadeiro.

Já que o mundo, regido pelo “senhor deste mundo” rejeita e odeia a Deus, é óbvio que vai desprezar, banalizar e ridicularizar a vida consagrada. Está fazendo tudo para desmoralizá-la e colocá-la na luz negativa, com intuito de criar a rejeição nas pessoas que buscam o bem e a verdade. Chegam a dizer que a Vida Consagrada é inútil, à custa da sociedade e é contra a natureza, chegando a citar a Sagrada Escritura (Gen 1,28)... Pasmem! Assim, como o Pai da Mentira tentava enganar o Filho de Deus, lá no deserto, citando a Sagrada Escritura (Lc 4, 1-13).
E nós, que somos crentes-católicos, nos regozijamos por este dia. Agradecemos a Santa Igreja por reconhecer e instituir este dia, como um dia especial por excelência. Rezamos pelos que seguem o caminho da Vida Religiosa, sabendo que são mais tentados do que todos os demais cristãos, carregando a Luz do Infinito. Apontando ao Infinito, como disse Jesus: “Nesta vida, os homens e as mulheres se casam, mas os que Deus julgar dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, não se casarão mais, porque não podem mais morrer, pois serão como os anjos. E serão filhos de Deus, porque ressuscitaram” (Lc 20,34-36).

Ao vivenciar este Dia, da Vida Consagrada, devemos também, orar pelas novas vocações religiosas. Como mencionei acima, há muitas barreiras promovidas de um modo sistemático e programado. Isso não uma acusação tipo “caça bruxas”, pois é uma estratégia, que no Brasil tem diversos “veículos”, entre os quais se destaca a “Rede Globo”, como todas as suas filiais. Deve-se, também, lembrar dos bens e equipamentos modernos que, devido ao uso indevido e a ignorância, alimentam o hedonismo, consumismo, e todos os ostros tipos do “ismo”. Pela própria força e atração que possuem, de certo modo “obrigam” o ser humano a pensar exclusivamente em categorias temporais, ou seja, no que tem valor para esta vida terrena.
Desse modo os próprios bens podem-se opôr ao espírito da Vida Religiosa que, essencialmente, consiste na oblação, sacrifício, renúncia...
Alguém, porém, pode dizer: “Mas, os consagrados de hoje não vivem nada disso, do que estás falando!”. Eu respondo: Não é verdade. Vivem, sim. Na grande maioria vivem! Mesmo que vários deles, não consigam fazê-lo perfeitamente, alguns vivem em contradição ou desistem do seguimento da vida religiosa....
Infelizmente, estes fatos tristes aconteciam e acontecem. Porém, continua valendo e possui um valor a tentativa. Eles tiveram a coragem de sair da mediocridade hodierna, deixar-se atrair pelo ideal, pelo Amor diferente. Tiveram a coragem de abandonar ilusórios modelos de vida, porque sonhavam alto.
Os acidentes acontecem... Todo tipo de acidentes e, por toda a parte. Nestes casos, não se dramatiza, mas se compadece de quem ficou acidentado...

Além disso, todas infidelidades e os pecados das pessoas consagradas, não desacreditam a Vida Religiosa, que é um valor em si mesmo. Ou seja, a Vida Religiosa é o sinal do Reino de Deus, como citamos acima o próprio Jesus Cristo e, como ensina a Santa Igreja, guiada pelo Espírito Santo (Paerfectae Caritatis, 21,2, Conc. Vat.II; Vita Consecrata, 22, João Paulo II, 25/03/1996).
Na “Vita Consecrata”, No 32, o papa João Paulo II escreveu assim: “Na manifestação da santidade da Igreja, há que reconhecer uma objetiva primazia à vida consagrada, que reflete o próprio modo de viver de Cristo. Por isso mesmo, nela se encontra uma manifestação particularmente rica dos valores evangélicos e uma atuação mais completa do objetivo da Igreja que é a santificação da humanidade. A vida consagrada anuncia e de certo modo antecipa o tempo futuro, quando, alcançada a plenitude daquele Reino dos céus que agora está presente apenas em gérmen e no mistério, os filhos da ressurreição não tomarão esposa nem marido, mas serão como anjos de Deus (cf. Mt 22,30)”.

Concluindo, gostaria de me dirigir aos consagrados (mulheres e homens): CORAGEM! Recomecem, sempre!

Amado/a Consagrado/a!
Neste Dia da Vida Consagrada, também, em nome dos Amigos e Leitores deste Blog, lhe desejo uma abundância de Graças divinas, para cada dia de sua vida cotidiana. Tenha uma constante experiência do poder dos dons do Espírito Santo e do terno cuidado da Virgem Maria, a Imaculada. O Senhor Jesus, a quem desposaste, deixe-lhe sentir a Sua proximidade e te acolhe em Seu Coração, fonte de Vida e Santidade. Deste modo serás, no mundo, uma luz radiante, que aponta fielmente a Jesus Cristo.
Juntamente com a Igreja de Cristo Senhor, agradeço ao Pai Eterno pelo dom da tua vocação. Oro pela tua perseverança e fidelidade, ao mesmo tempo, me recomendando, a sua intercessão e suas orações de consagrada/o.
Parabéns por assumir a vida de consagrada/o!  Eis o meu presente: Is 43,1..., Is 54,10.



Nenhum comentário:

Postar um comentário