quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Vida nova em Deus. Sentimentos. Fé e obras. Cristão=Caminhante


A questão dos sentimentos na vida de fé  (III Parte)

Nós latino-americanos somos muito mais sentimentais que, por exemplo, os europeus. Esta necessidade de “sentir”, “gostar”, vai sendo projetada, também, para os relacionamentos com Deus. E dizemos: “mas, eu não sinto, que Deus está presente na minha vida...”.
Ora, não confie tanto nos sentimentos. Eles são instáveis, pela própria natureza. São oscilantes, condicionados por vários fatores. Portanto, não são os sentimentos, mas as Promessas de Deus, ratificadas nas Sagradas Escrituras, devem ser o nosso fundamento e a nossa autoridade máxima. O cristão, vive da fé (confiança) em Deus e na Sua Palavra fiel.

O gráfico, abaixo mostra a relação entre Deus e Sua Palavra, ou seja, entre a fé (confiança) em Deus e Sua Palavra e, o sentimento que, eventualmente, poderia ser fruto da fé e obediência. Jo 14,21: “Quem aceita os meus mandamentos e a eles obedece, esse é que me ama. E quem me ama, será amado por meu Pai. Eu também o amarei e me manifestarei a ele”.
Aqui vemos um “trem”. A locomotiva pode se movimentar sem o vagão. No entanto, em vão seria esperar, que o vagão empurrasse a locomotiva. Por isso, nós cristãos, não nos baseamos nos sentimentos, ou sensações emocionais, mas depositamos a nossa confiança na fidelidade de Deus e nas Promessas da Sua Palavra (Sagrada Escritura). Isto se chama a vida nova.

No momento em que você aceita a Cristo Jesus, na tua vida acontecem várias mudanças. Primeiramente, o Cristo começa a habitar na tua vida (Ap 3,20; Col 1,27), os teus pecados são perdoados (Col 1,14), te tornas filho de Deus (J 1,12), na tua vida inicia-se uma aventura, para qual Deus te criou e designou (Jo 10,10; 2Cor 5,17; 1Tes 5,18).
Então, veja! Poderia acontecer algo mais maravilhoso na tua vida, do que aceitar a Cristo Jesus, como Salvador particular?
Agradeça, então, a Deus pelo que fez por você (faça o do jeito que souber). O agradecimento expressa a nossa fé e obediência.
E agora? Tenho a vida nova. Isso basta?
Não, não basta. É preciso vive-la. “Caminhar” neste novo jeito de viver.
Quer saber como caminhar na vida nova com Cristo?

Todo caminho comporta certo dinamismo, movimentação, inquietação. Assim, também, acontece com o seguimento de Cristo e a vida nova em Deus. É preciso lembrar que o progresso (crescimento) espiritual é o resultado da nossa confiança em Jesus Cristo, como diz são Paulo: “pois o justo viverá pela fé” (Gal 3,11).
A vida de fé, faz acontecer um contínuo crescimento na confiança em Deus, incluindo as pequenas coisas do dia-a-dia. Não se pode viver a fé sem as obras, como aprendemos da Sagrada Escritura (Tg 2,14-26). Com isso, para praticar estas obras de fé, você deve:
* diariamente encontrar-se com Deus – isto é oração (Jo 15,7);
* frequentemente ler a Bíblia (At 7,11) – certo é começar pelo Evangelho de João;
* ser obediente a Deus em todos os momentos e todas situações da vida (J 14,21),
* testemunhar a Cristo através da coerência da vida e da palavra (Mt 4,19; Jo 15,8);
* confiar a Deus em qualquer situação, por mais simples que seja (1Pd 5,7);
* permitir ao Espírito Santo te orientar e fortalecer constantemente a tua vida e o teu testemunho de Cristo Jesus (Gal 5,16-27; At 1,8).

frequentar a igreja não é necessário? 
Disso nem se fala, porque é óbvio. Alguns tições fumegantes formam uma fogueira, que clareia e aquece, enquanto isso, um tição, retirado desta fogueira, apaga-se sem demora....

Igualmente é, quando se trata da nossa vida de fé, dos vínculos com irmãos na fé. Até o autor da Carta aos Hebreus insiste para não abandonar estes momentos em que se celebra a fé (Hb 10,25). A vida nova em Cristo, seria “teórica” (para não dizer “hipócrita”), se não vivenciarmos o 1º Mandamento do Decálogo, ou não respeitarmos devidamente o 3º Mandamento. Portanto, nunca abandone as Celebrações Litúrgicas.

Obs.
Note bem! Quando falamos do “cristão” ou “cristãos”, de maneira nenhuma se trata dum cristão “de nome”, ou, porque alguém foi batizado. Trata-se do cristão no sentido bíblico, isto é, duma pessoa que se converteu, recebeu o perdão dos pecados, convidou Jesus Cristo para o seu coração e sua vida. Com outras palavras, cristão é aquele que nasceu de novo (Jo 3,3-5) e se tornou filho de Deus, que no poder do Espírito Santo segue (imita) o seu Senhor, no cotidiano da sua vida. Isto é ser cristão, ser católico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário