sábado, 17 de abril de 2010

Amor: Eros ou Ágape?

A caridade é o termo religioso que diz: amor. 
Quando a mensagem cristã do Amor, confiada por Jesus aos discípulos e seguidores, começou a ser anunciada ao mundo, o amor já tinha diversos fãs. Um deles foi o filósofo grego Platão, que escreveu sobre ele um tratado inteiro. 
O nome comum do amor era eros (daí os termos atuais erótico e erotismo). O cristianismo apontou que esse amor passional de busca e de desejo não bastava para expressar a novidade do conceito bíblico. Por isso, evitou uso do termo eros e o substituiu com o de ágape, que se traduz: 'dileção' ou 'caridade'. 
A diferença principal entre os dois amores é a seguinte. O amor de desejo, o erótico, é exclusivo; ele se realiza entre duas pessoas. A intromissão de uma terceira pessoa significaria seu final (a traição). Às vezes, até a chegada de um filho pode pôr em crise esse tipo de amor. O amor de doação, o ágape, pelo contrário, abraça todos, não exclui ninguém, nem o inimigo. 
O amor erótico, que é o enamoramento, por sua natureza, não dura muito tempo, ou dura só mudando de objeto, isto é, enamorando-se sucessivamente de várias pessoas. Quanto a caridade, São Paulo diz, o contrário, que ela “permanece”. E ainda mais, que ela permanece eternamente, inclusive depois de cessarem a fé e a esperança. 
(Amanhã continuaremos...)

Um comentário:

  1. Witaj, pozdrawiam. jestem z prowincji krakowskiej, oczywiscie zapraszam bardzo serdczenie do paragwaju, co prawda rufin juz nie rzadzi añe ciagle jest, teraz jest w polsce na obchodah 50 lecia kaplanstwa i juz w krotce wraca do asuncion. pozdrowienia dla wszytkich braci iczekam

    ResponderExcluir