sábado, 9 de abril de 2011

Deus não gosta?

O fato de que Deus ama a todos é comentado com freqüência. Mas, é preciso lembrar, também que há, de quem Deus simplesmente não gosta. E isto já não é tão óbvio...
Lemos na Bíblia que Deus gosta de Salomão, pois O pede a sabedoria e não a riqueza (cf. 1Reis 3). O salmista confessa que o canto e ação de graças são mais agradáveis a Deus do que os sacrifícios de animais (Sl 69,31-32). O profeta anseia pelo tempo em o sacrifício de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor (cf. Mal 3,4).
No entanto, Deus não gosta do caminho que segue Balaão (cf. Nm 22). Não gosta da desordem e injustiça (cf. Is 59,14), do comportamento do homem que se alegra do tropeço do inimigo (cf. Prov 24,17), dos judeus que matam e perseguem (1Tes 2,15) e daqueles “que vivem segundo a carne” (Rom 8,8).
Esta afirmação, de que não podem agradar a Deus os que vivem segundo a carne, é mais fácil compreender lendo o início do capítulo 15 da Carta aos Romanos.
São Paulo exorta os fortes na fé, para que não procurem o que lhes é agradável, mas o que é agradável aos outros, mostrando Jesus Cristo como exemplo, pois Ele "não buscou a sua própria satisfação”, mas aceitou os insultos e as injurias (cf. Rom 15,1-3).
Viver segundo a carne é não olhar o próximo, nem o Cristo. Como, então, isto pode ser agradável a Deus? Talvez, alguém possa não gostar que Deus não goste daquilo. Mas, fazer o que? Como uma criança cuja mãe não deixa enfiar a mãozinha na água fervente... Resta deixá-lo com a sua revolta. Chegará o tempo em que compreenderá que, aquilo de que Deus não gosta, é uma das mais belas expressões do amor.

Fonte fotenecida quando silicitada

Nenhum comentário:

Postar um comentário