sábado, 26 de abril de 2014

Misericórdia Divina – Festa líturgica


A Festa litúrgica da Divina Misericórdia foi instituída por Papa João Paulo II, em maio de 2000, a ser celebrada na Igreja Universal (no mundo inteiro). O Papa decretou que a partir de então, o segundo Domingo da Páscoa fosse chamado de Domingo da Divina Misericórdia.


Isto aconteceu graças a experiências místicas de santa Faustina Kowalska (1905-1938), religiosa polonesa da Congregação de Nossa Senhora da Misericórdia, com Jesus Cristo que, entre outros, lhe disse: "Desejo que a Festa da Misericórdia seja refúgio e abrigo para todas as almas, especialmente para os pecadores (...). Derramo todo um mar de graças sobre as almas que se aproximam da fonte da Minha misericórdia. A alma que se confessar e comungar alcançará o perdão das culpas e das penas (Indulgência plenária). Nesse dia, estão abertas todas as comportas divinas, pelas quais fluem as graças.

Que nenhuma alma tenha medo de se aproximar de Mim, ainda que seus pecados sejam como o escarlate. A Minha misericórdia é tão grande que, por toda a eternidade, nenhuma mente, nem humana, e nem angélica, a aprofundará" (Diário 699).
"Ainda que a alma esteja em decomposição como um cadáver e ainda que humanamente já não haja possibilidade de restauração, e tudo já esteja perdido, Deus não vê as coisas dessa maneira. O milagre da misericórdia de Deus fará ressurgir aquela alma para uma vida plena" (Diário 1448).

A Igreja desde sempre tem reconhecido e glorificado a Divina Misericórdia, como fonte de todo bem derramado sobre o universo e, em particular, sobre o ser humano. Desde o drama do pecado original vemos a Misericórdia de Deus se manifestando. Primeiramente na promessa da salvação (Gen 3,15) e, depois nas seguintes etapas da História da Salvação, devido a infidelidade do povo. Assim foi firmada Aliança com Noé (Gen 8,20-9,17), Aliança com Abraão (Gen 15), glorioso êxodo do Egito (narrado amplamente pelo Livro de Êxodo), Aliança no Sinai (Ex 19) e várias outras iniciativas de Deus Misericordioso, em favor dos homens.

A plenitude da Misericórdia Divina se manifestou na Encarnação, Vida, Paixão, Morte e Ressureição do Filho de Deus (Verbo Eterno do Pai). Pelo mistério da Páscoa, do Verbo Divino Encarnado, o mundo foi libertado do poder do Maligno e lhe foi aberto o acesso para a vida plena. A esta se chega pela fé em Jesus Ressuscitado, cujo Sangue lavou o pecado do mundo, e pela vida segundo o Grande Mandamento que Ele deixou - o Mandamento de amor (Jo 15,12).

A finalidade desta Festa Litúrgica da Divina Misericórdia é precisamente esta: experimentar a Misericórdia Divina no perdão (por excelência o sacramental), precedido pelo sincero arrependimento o e rompimento com laços do pecado, para, em resposta, praticar a misericórdia para com todos, em particular com os que mais a necessitam. "Hoje estou enviando-te a toda a humanidade com a Minha misericórdia. Não quero castigar a sofrida humanidade, mas desejo curá-Ia estreitando-a ao Meu misericordioso Coração. Utilizo os castigos, apenas quando eles mesmos me obrigam a isso. (...) Antes do dia da justiça estou enviando o dia da Misericórdia". (Diário 1588).

Estou Ihes dando a última tábua de salvação, isto é, a Festa da Minha Misericórdia”. Se não venerarem a Minha Misericórdia, perecerão por toda a eternidade. (Diário 965). “Ofereço aos homens um vaso, com o qual devem vir buscar graças na fonte da misericórdia”. “O vaso é a Imagem com a inscrição: JESUS, EU CONFIO EM VÓS" (Diário 327).
"Por meio dessa Imagem concederei muitas graças às almas; que toda alma tenha, por isso, acesso a ela" (Diário 570). "Meu olhar, nesta Imagem, é o mesmo que eu tinha na cruz" (Diário 326).

Um dos elementos da devoção à Divina Misericórdia é a Imagem de Jesus Misericordioso. No dia 22 de fevereiro de 1931, Jesus Cristo apareceu a Irmã Faustina e lhe recomendou que pintasse uma imagem, apresentando-lhe o modelo na visão. "Pinta uma imagem de acordo com o modelo que estás vendo, com a inscrição: Jesus. eu confio em Vós. Desejo que esta Imagem seja venerada, primeiramente na vossa capela e depois, no mundo inteiro.
Prometo que a alma que venerar esta Imagem não perecerá. Prometo também, já aqui na Terra, a vitória sobre os inimigos e, especialmente, na hora da morte. Eu mesmo a defenderei como Minha própria glória (...). Quero que essa Imagem, que pintarás com o pincel, seja benta solenemente no primeiro domingo depois da Páscoa, e esse domingo deve ser a Festa da Misericórdia" (Diário 47-49).

Uma parte integral da devoção à Divina Misericórdia faz a Hora da Misericórdia. No ano 1933 a Irmã Faustina teve a visão da Misericórdia de Deus. Assim nos conta: "Vi uma grande luz, e nela Deus Pai. Entre esta luz e a Terra vi Jesus pregado na Cruz de tal maneira que Deus, querendo olhar para a Terra, tinha que olhar através das chagas de Jesus. E compreendi que, somente por causa de Jesus, Deus está abençoando a Terra."

Em outubro, de 1937, em Cracóvia, Jesus Cristo recomendou-lhe que fosse honrada a hora da Sua morte e que, ao menos por um instante de oração, se recorresse ao valor e aos méritos da Sua paixão. "Às três horas da tarde implora à Minha Misericórdia, especialmente pelos pecadores, e, ao menos por um breve tempo, reflete sobre a Minha Paixão, especialmente sobre o abandono em que Me encontrei no momento da agonia. Esta é a hora de grande Misericórdia para o mundo inteiro".

"Nessa hora nada negarei à alma que Me pedir em nome da Minha Paixão".


"Lembro-te, Minha filha, que todas as vezes que ouvires o bater do relógio, às três horas da tarde, deves mergulhar toda na Minha misericórdia, adorando-a e glorificando-a. Invoca a sua onipotência em favor do mundo inteiro e especialmente dos pobres pecadores, porque nesse momento ela está largamente aberta para cada alma. Nessa hora, conseguirás tudo para ti e para os outros. Naquela hora, o mundo inteiro recebeu uma grande graça: a Misericórdia venceu a Justiça. Procura rezar nessa hora a Via-Sacra, na medida em que te permitirem os teus deveres, e se não puderes rezar a Via-Sacra, entra ao menos por um momento na capela, e adora a meu Coração, que está cheio de Misericórdia no Santíssimo Sacramento. Se não puderes ir à capela, recolhe-te em oração onde estiveres, ainda que seja por um breve momento".


Outras palavras de Jesus à santa Faustina

"Desejo que o mundo todo conheça a minha misericórdia." (Diário 687).

"Quanto mais a alma confiar, tanto mais receberá" (Diário 1578).

"Dize, minha filha, que sou puro amor e misericórdia. Quando uma alma se aproxima de mim com confiança, encho-a com tantas graças, que ela não pode encerrá-Ias todas em si mesmas e as irradia para as outras almas... Faz o que está ao alcance pela divulgação do culto da Minha Misericórdia. Eu completarei o que não conseguires. Diz à Humanidade sofredora que se aconchegue no meu misericordioso Coração e eu a encherei de paz" (Diário 1074).

"As almas que divulgam o culto da minha misericórdia eu as defendo por toda vida como uma mãe defende seu filhinho..." (Diário 1075).


ATO DE CONSAGRAÇÃO Á JESUS MISERICORDIOSO

Ó JESUS MISERICORDIOSO Á VOSSA BONDADE É INFINITA E OS TESOUROS DE VOSSA GRAÇA SÃO INESGOTÁVEIS. CONSAGRO-ME Á VOSSA MISERICORDIA QUE ESTÁ ACIMA DE TODAS AS VOSSAS OBRAS.
EU... ME CONSAGRO INTEIRAMENTE A VÓS PARA VIVER SOB OS RAIOS DA VOSSA GRAÇA E DO VOSSO AMOR, QUE IRRADIAM DO VOSSO CORAÇÃO SOBRE A CRUZ.
DESEJO IMITAR A VOSSA MISERICÓRDIA, POR MEIO DAS OBRAS DE MISERICÓRDIA CORPORAIS E ESPIRITUAIS, ESPECIALMENTE PARA COM OS PECADORES, CONSOLAR E ASSISTIR AOS POBRES, AFLITOS E DOENTES.
PROTEGEGEI-ME, DORAVANTE, COMO VOSSA PROPRIEDADE E VOSSA GLÓRIA, PORQUE TENHO RECEIO DA MINHA FRAQUEZA, MAS ESPERO TUDO DA VOSSA MISERICORDIA.
OH! QUE TODA A HUMANIDADE CONHEÇA O ABISMO INSONDÁVEL DA VOSSA MISERICÓRDIAE QUE PONHA A SUA INTEIRA CONFIANÇA EM VÓS E VOS ADORE POR TODA A ETERNIDADE. AMÉM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário