segunda-feira, 15 de agosto de 2016

O Céu existe

Pensar no Céu
Hoje celebramos a solenidade litúrgica da Assunção de Maria, Mãe de Jesus Cristo. “Assunção” significa ser levado ao Céu e se refere a Virgem Maria, ao contrário da “Ascenção” que trata de Jesus Cristo, que sendo Homem-Deus subiu ao Céu.
A primeira questão é que nos Escritos do NT não se encontra nem a palavra “assunção” nem fato algum ali mencionado, como no caso da ascensão de JC (Lc 24,50-53).
Então, de onde vem a ideia e qual é a finalidade da solenidade da Assunção?
Os cristãos (a Sagrada Tradição) nunca duvidaram sobre o fim da vida e glorificação eterna de Maria, por isso os Livros do NT não se ocupam om este assunto. Os cristãos compreendiam que Maria, sendo tão privilegiada (“plena de Graça” – Lc 1,28) não podia como qualquer um mortal nem esperar até a Segunda Vinda do Seu Filho, para entrar no Seu Reino, mas que no instante da morte foi levada ao Céu. Não existe, também, o túmulo de Maria.
Santo Epifânio, bispo de Salamina de Chipre, nos anos de 374-377, escreveu um livro sobre heresias, no qual escreve: “Ou a santa Virgem morreu e foi sepultada e seguiu-se depois sua Assunção na glória, ou sem fim verificou-se em plena e ilibada pureza, adornando a coroa de sua virgindade…” (MS, p. 267).
Este pensamento exprime mais claramente São João de Damasco (675-749) escrevendo: “Era necessário que aquela que no parto havia conservado ilesa sua virgindade conservasse também sem corrupção alguma seu corpo depois da morte. Era preciso que aquela que havia trazido no seio o Criador feito menino habitasse nos tabernáculos divinos. Era necessário que aquela que tinha visto o Filho sobre a Cruz, recebendo no coração aquela espada das dores das quais fora imune ao dá-Lo à luz, O contemplasse sentado à direita do Pai. Era necessário que a Mãe de Deus possuísse aquilo que pertence ao Filho e fosse honrada por todas as criaturas como Mãe de Deus”.
A finalidade da celebração da Assunção de Maria, em primeiro lugar, é:
*      a glorificação de Deus que manifesta a Sua Infinita Misericórdia e faz “grandes coisas” na vida dos seres humanos.
*      Em segundo lugar, somos convidados a venerar a própria Virgem Maria, que sendo dócil ao Espírito Santo, obediente e fiel no caminho da fé (vivendo só para Jesus) cooperou admiravelmente com a Graça Divina.
*      Depois, a Assunção nos chama a elevar os olhos, pensamentos e corações para o “alto” e, conforme orientou JC, “buscar as coisas do alto” (Lc 12,22-31) e nos lembrar, que assim como Maria temos um lugar na Casa do Pai (Jo 14,2-3).
*      Enfim, este dia nos encoraja e fortalece diante das ameaças do Dragão infernal e nos motiva para deixar-se defender por Deus (Ap 12,3-9).
O Céu existe, sim. Pode ser nosso.

Muitos já estão ali. Torcem e oram por nós para não nos deixemos enganar e não nos percamos neste mundo temporal...


Nenhum comentário:

Postar um comentário