quarta-feira, 17 de agosto de 2016

"Testemunha" da Ressurreição - lenço de Manoppello

Lenço (Véu) de Manoppello
Lemos nos Evangelhos que depois da morte de Jesus o Seu Corpo foi envolto num pano de linho e depositado no sepulcro. Porém, a Sua cabeça foi encoberta num lenço distinto. No pano de linho (Sudário) Jesus deixou impressão do seu Corpo martirizado, mas no lenço deixou a imagem do Seu rosto, no momento da passagem do estado da morte para vida.
O Sudário permanece guardado na cidade de Turim, na Itália enquanto o lenço, que cobria o rosto de Jesus, encontra-se em Manoppello. Ambos tecidos são únicos objetos materiais “testemunhas”-provas da Ressurreição. Isto foi comprovado pelos recentes estudos científicos.

O tecido do lenço de Manoppello é tão fino e delicado que, se for dobrado, chegaria ao tamanho duma unha. Foi feito de bisso (seda) marinho e considerado o mais precioso da antiguidade. Tecnicamente é impossível pintar qualquer coisa num material tão fino. Pois, de fato, não se encontrou qualquer tipo de tintura e, conforme tradição, a imagem não de origem humana.
“Nos estudos de irmã Blandina Paschalis Schlömer, pintora e estudiosa dos ícones, a pesquisadora defende uma relação muito estreita entre a imagem do Véu de Manoppello e o rosto impresso no Sudário de Turim (esta última imagem foi determinada pela oxidação das fibras de linho mais superficiais de que o lençol é composto; como todos sabem, as pesquisas científicas realizadas nos últimos cem anos não conseguiram ainda determinar a causa dessa oxidação). A relação seria tão estreita a ponto de permitir uma compatibilidade total, com uma série de pontos de contato, quando é feita a sobreposição do Santo Rosto com a face impressa no Sudário (para completar, há ainda plena compatibilidade desses dois objetos com as manchas de sangue que aparecem no Sudário de Oviedo)” http://www.30giorni.it/articoli_id_21100_l6.htm.
Esse véu poderia ser justamente, o lenço, que Pedro e João viram no sepulcro, “que cobrira a cabeça de Jesus, e se encontrava não estendido com os panos de linho no chão [ou seja, com o grande Sudário], mas enrolado à parte” (Jo 20,7).
João, o “viu e creu” (Jo 20,8)...





Nenhum comentário:

Postar um comentário