quarta-feira, 28 de julho de 2021

O Céu. Espíritos. Anjo da Guarda. Felicidade

(Continuação...)

ESPÍRITOS ALUMIADOS

Os Espíritos Alumiados são as almas das pessoas salvas, que “trabalham” junto com os santos, para a Glória e o Amor de Deus. Procuram na terra pessoas, que correspondam às suas possibilidades, e querem ajudá-las a servir a Deus, com alegria. Deste modo, desejam aproveitar e realizar todas as oportunidades, que lhes confere o grau de sua santidade, de luz e poder.

O Espírito Alumiado, ao encontrar entre os homens, uma pessoa dotada espiritualmente, que corresponde às suas ações, tenta conquistá-la para as coisas de Deus, através de inspirações. Se o homem, tendo boa vontade, se submete confiante à tal influência, na medida em que se desenvolve espiritualmente,  se ampliam suas possibilidades, e também, mudam os Espíritos que o acompanham. Alguns Espíritos, tendo cumprido suas tarefas, se afastam e, em seu lugar vêm outros, mais fortes, para enfim, moldar a base ao defensor definitivo e permanente da alma, que é geralmente um Santo.

O ESPÍRITO DO SANTO PROTETOR

O Espírito do Santo Protetor tem que corresponder, com seu caráter e suas possibilidades, ao caráter e à disposição do homem assistido. Um Santo, da alteza do grau de perfeição, alcançada por seus méritos, haurindo, por assim dizer, do capital que, pela vontade de Deus, lhe é permitido gozar, pode agir mais facilmente e mais rápido, numa alma próxima e semelhante.

No calor e na luz do Santo Protetor, se desenvolvem no homem, todas as boas inclinações, que Deus plantou em sua alma. O Santo torna-se Protetor dum ser humano, ou sem o seu conhecimento, quando o homem sabe que, amparado pela graça imerecida, seria capaz no futuro fazer muito, pela Obra de Deus, ou então, quando, tendo amado especialmente algum dos Santos, lhe pede calorosamente essa proteção.

Quando um homem, na sua vida interior, é instável e confuso, é que talvez, não tenha ainda ao seu lado, um Protetor forte, ou pior, tem vários protetores, mas, do mundo das trevas. Pois, quando o homem não possui uma firme vontade para fazer o bem, geralmente triunfa nele o mal, o, na melhor das hipóteses, assim permanecerá “morno”, até a morte.

Um Santo, não tem acesso ao homem, que não possui a boa vontade, que nem mesmo tenta, nem faz esforço, para tê-la. Por meio da oração e do amor, a um dos santos, até o homem mais instável no começo, pode conseguir para si, um protetor tão forte que, sob a sua influência, a antiga instabilidade e indecisão, desaparecerão sem deixar vestígios. Para alcançar a proteção dum Santo, deve-se rezar para ele uma novena livremente escolhida, iniciando-a ou encerrando, com a Confissão e a Sagrada Comunhão; e durante a novena, orar fervorosa e sinceramente ao Espírito escolhido. Se a oração for sincera e a intenção pura, muitas vezes acontece que no nono dia, pode-se sentir, ao seu lado, a presença do Santo Protetor. Uma pessoa dotada de vários talentos e interesses, pode pedir a proteção de vários santos ao mesmo tempo, escolhendo-os, de acordo com o tipo e categoria dos dons, que sente dentro de si. No entanto, é mais fácil relacionar-se com aquele Santo Protetor, a qual mais nos atrai o nosso coração.

O SANTO PATRONO

O Santo Patrono, por natureza, não é o Protetor na terra, do seu acompanhado. Pode se tornar, sim, quando solicitado em oração. Antes que isso aconteça, o Patrono conhece cada pessoa que leva o seu nome, e pode tentar, inspirar-lhe o desejo da sua proteção constante. A atuação do Patrono, que se torna Protetor da alma, é grandemente realçada e não termina com a morte. No dia, em que a Igreja celebra a solenidade de um determinado Santo, todos os bons resultados das suas ações na terra, durante o ano passado, são recompensados no Céu, e o Santo sai ganhando na glória. O “Aniversariante”, desce nesse dia, aos mais baixos Círculos do Céu, onde recebe reverência e agradecimentos das almas, a quais ajudou a alcançar a felicidade. Em tal dia, pode ainda, interceder junto a Deus, pelas almas mais sofridas, de pessoas que, durante sua vida tiveram devoção especial a ele, ou que levavam o seu nome. É muito importante o oferecimento da Santa Missa pela alma do falecido, no dia do seu Patrono. No momento, em que Deus cria a alma do homem, também lhe atribui o Anjo da Guarda. Este é um Espírito, cujos dons estão intimamente ordenados aos da alma, a ser cuidada.

O ANJO DA GUARDA

O Anjo da Guarda, sendo um ser unido a Deus e, que compreende a Deus, possui um intelecto perfeito e independente. No entanto, para ser um companheiro inseparável do homem, em tudo que este vivencia, a mente do Anjo da Guarda possui a capacidade de adaptação a qualquer idade e nível do homem. Por isso, pode-se dizer, que o Anjo da Guarda cresce juntamente com o homem, embora, obviamente o termo não seja exato. Se as pessoas soubessem viver mais plenamente a vida espiritual, sentiriam ao seu lado esse, bem selecionado, e amável companheiro. Desde a infância, passando pela meninice, juventude, idade madura, até a velhice, poderiam conviver com ele, como amigo inseparável, o mais fiel e mais devotado. No entanto, devido ao fato, de que o mundo material obscureceu, ao homem, quase completamente, o mundo espiritual, apenas uma criancinha conhece a comunicação maravilhosa com o seu Anjo. Sorrisos, quase imperceptíveis no rosto da criança adormecida, refletem esse contato alegre.

Com o passar do tempo, devido ao defeito e imperfeição da natureza humana, tal contato nítido, se torna embaçado e, somente em casos muito raros, o homem consegue restabelecê-lo. A preocupação do Anjo da Guarda, com relação ao homem, se limita a protegê-lo do que poderia lhe acontecer, com a permissão de Deus. Em tais casos, o Anjo da Guarda tem o direito de intervir junto a Providência de Deus e, intercedendo, pode preveni-lo de muitas coisas. No entanto, isso só pode acontecer, se o homem, tendo a boa vontade, mesmo que inconscientemente, escuta as instruções e alertas interiores, do seu Anjo da Guarda.

No que diz respeito à vida interior do homem, o papel e o dever do Anjo da Guarda é, também, guardar, registar e recordar-lhe as inspirações e luzes enviadas por Deus, através dos Santos; inspirações que, sem a sua ajuda, o homem poderia esquecer e desperdiçar, com maior frequência do que, lamentavelmente, isso acontece, apesar da sua atuação. Visto que, o Anjo da Guarda está sempre com o homem, este o expõe a grande dor, tristeza e angústia, cometendo o pecado. Como uma criatura, que ama a Deus, com um amor consciente e pleno, o Anjo odeia o clima do pecado. Pela vontade de Deus, entretanto, a sua união com a alma não é rompida, nem mesmo pelo pecado do homem, ao contrário da comunhão com Deus e com os Santos, que é interrompida pela escolha consciente do mal.

O Anjo da Guarda ama a alma humana, como a irmã gêmea, e deseja a sua salvação, o quanto antes, ao que, inclusive, está intimamente relacionada a plenitude da sua própria felicidade. Quando a alma está no Purgatório, o seu Anjo da Guarda, a espera ansiosamente, no nível mais alto do Céu, destinado a ela, e que, após a purificação, também ela alcançará. Apesar do Purgatória, a sua comunicação continua. O Anjo da Guarda, como o Espírito perfeito, não pode sofrer com a alma, mas, enquanto o plano de Deus não se realizar completamente, com relação a alma, ele também, não terá a felicidade completa.

A plenitude da felicidade eterna do Anjo da Guarda, nunca será maior do que a felicidade plena da alma a ele confiada. Em certo sentido, estão sujeitos à lei dos vasos comunicantes. Somente quando ambos atingirem topo da felicidade eterna, o seu relacionamento mudará um pouco. A alma salva, atingirá pelo conhecimento e proximidade com Deus, o mesmo grau de inteligência, que o Anjo da Guarda teve desde o início, por sua própria natureza. Isso poderia se comparar à diferença entre irmãos, dos quais um é muito mais velho que o outro. Na infância e na adolescência, esta diferença é marcante. No entanto, quando os dois excedem um certo limite de idade, ela se apaga completamente. O Anjo da Guarda nunca abandonará a alma salva, da qual cuidava. Permanecerá com ela por toda a eternidade...

O fio que liga a alma, ao seu Anjo da Guarda, é tão forte, que somente a condenação da alma pode rompê-lo irremediavelmente. Se for o caso, Deus dará ao Anjo órfão, uma outra alma, e a memória, daquela que, apesar de todos os seus esforços, de todas a graças e de ajuda de Deus, livremente escolheu o mal, desaparece completamente da consciência do Anjo da Guarda.

A incumbência dos Espíritos Santos e Alumiados, além de cuidarem dos homens, é a adoração constante da Eucaristia na terra. Em cada igreja ou capela, onde é guardado o Santíssimo Sacramento, diante do Sacrário, além dos Anjos, também, diversos Santos, ficam de guarda, revezando-se. Na maioria das vezes, é o Patrono de uma determinada igreja, que com amor e glorificação, presta esta guarda de honra. Nem por um momento, o Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor ficam sem esta assistência invisível. Enquanto o Reino de Deus não vier ao mundo, e enquanto o Senhor Jesus for prisioneiro apenas do Tabernáculo, e não de todas as almas e corações humanos, até então, a Igreja Triunfante cuidará, para que o Deus oculto no Pão e no Vinho, nem por um momento, fique sem ser adorado na terra. O mundo invisível inteiro, é cheio de diversos tipos de Espíritos. O espírito acolhido pelo homem, voluntariamente e permanentemente, se tornará o seu guardião, conselheiro, zelador e, finalmente seu senhor.

Estão enganados os que imaginam que, qualquer pensamento, bom ou mau, são seus próprios pensamentos. Sem perceber, o homem sempre se inclina para ouvir as incitações do mundo espiritual, aos quais cede ou não. Todos os desejos, pensamentos, ideias, toda a criatividade, independentemente da direção, enfim, tudo que um homem costuma considerar como “seu”, apenas lhe é sugerido pelo mundo sobrenatural, que o rodeia por todos os lados. Não há pensamento que surgisse por si mesmo em seu cérebro. O cérebro é apenas, por assim dizer, um receptor de ondas enviadas do além-mundo. Do discernimento e do livre arbítrio do homem depende, se vai aceitar e seguir uma determinada inspiração. Tanto os bons espíritos, quanto os maus, podem apenas aconselhar, persuadir, sugerir, mas, não podem nos impor nada. A única propriedade real do homem, que nem mesmo Deus lhe tira, tendo uma vez a concedido deliberadamente, é o seu livre arbítrio!

Continuará...


Nenhum comentário:

Postar um comentário