terça-feira, 27 de julho de 2021

O Céu. Paraíso. Graus de Felicidade. Beatitude eterna.

(Continuação...)

O CÉU

Muitas almas, tendo deixado o Círculo Indiferente, permanecerão para sempre, no Círculo de ConhecimentoO seu entendimento não suportaria mais. A sua capacidade não aguentaria mais. Estão repletas de felicidade e, portanto, não podem desejar mais nada. Simplesmente, não sabem de que pode haver uma felicidade maior, do que esta, que estão vivendo, e ao mesmo tempo, entendem que a recompensa que Deus, no Seu Amor e na Sua Sabedoria lhes deu, é a maior, que nem mesmo a mereciam!

Às almas, a quem Deus incumbiu maiores desafios, dando-lhes, também maiores faculdades, concedeu, obviamente, um lugar superior no Céu, desde que, não frustrarem seus desafios. Ou, então, se não cumprirem tudo, durante a vida, mais tarde, atingirão o nível adequado com o plano de Deus, por meio de sofrimentos no Purgatório. Tais almas, depois de uma estadia, mais breve ou mais longa, no Círculo de Conhecimento, passarão para o próximo Círculo, ou seja, o Primeiro Círculo, o Luminoso.

CÍRCULOS LUMINOSOS

Depois, repete-se o mesmo. As almas permanecerão na eternidade no Círculo, onde se encontram, ou, irão subindo mais alto, para parar no Círculo do Céu, no qual a plenitude absoluta da felicidade vivenciada, corresponder á sua suprema capacidade espiritual. A qualidade de luminosidade e a quantidade desses Círculos são inimagináveis. Quanto mais superior, tanto mais luminosidade, mais encanto e, mais conhecimento sobre Deus.

Como um som movendo-se regularmente, até o seu ponto mais alto, nas notas musicais, assim, muitas almas terão de escalar, os degraus luminosos da perfeição, pelos Círculos cada vez mais altos, sempre, com o mesmo desejo, acostumando-se gradualmente, com o conhecimento de Deus, cada vez maior, e movendo-se, para o ponto, em que o conhecimento e o gozo serão completos. E assim, com base na Justiça Absoluta, que cada alma entende, reconhece e adora, finalmente alcançará o grau de felicidade eterna de acordo com o plano de Deus.

CÍRCULO DE ALEGRIA

É o primeiro Círculo, de uma série de Círculos Luminosos. Aqui estão as almas de crianças mortas e as almas de adultos, cuja infância em relação a Deus, permaneceu confiante, simples e total, apesar dos anos que se passaram. Depois desse, segue-se o Círculo de Liberdade, de Luz, de Bondade e muitos, muitos outros... Todos esses superiores Círculos do Céu são os santuários dos Santos, mas não apenas dos que foram canonizados. São os exércitos inteiros de almas mansos e devotadas a Deus durante a vida, cuja santidade o mundo não conheceu, mas que, nestes superiores Círculos do Céu admiram e adoram a Onipotência e Santidade de Deus.

Como exemplo, sei, de Santa Madalena-Sofia, sobre uma lavadeira santa. Toda a sua vida, ela lavara as roupas. Trabalhando pesadamente, pelo pão de cada dia, para sua família, não se revoltava, nem se queixava, mas, aceitava tudo com submissão, como procedente da vontade de Deus. Com cada esforço, cada cansaço, cada fadiga, encurvada sobre a sua bacia, sem cessar louvava a Deus. Sem grandes palavras, silenciosamente, despercebida, simplesmente assim... Viveu constantemente pensando na Sua presença e, por seu Amor, com serenidade, permaneceu por longos anos, em humilhação e fadiga, até que Deus acolheu a sua alma, diante da Sua Face... Aquela lavadeira, hoje, é Santa, no Céu.

CÍRCULO DE SABEDORIA DIVINA

No círculo de Sabedoria Divina, estarão aqueles santos, que toda a força da sua mente e todo o seu conhecimento, gastaram na terra, pela causa de Deus.

CÍRCULO DE DONS DO ESPÍRITO SANTO

No Círculo de Dons do Espírito Santo, estarão aqueles que, por meio da oração, do desejo e da renúncia, conseguiram para sua alma, pleno desenvolvimento dos dons do Paráclito, alcançando o máximo desenvolvimento espiritual, durante a vida. O mais alto dos Círculos, a ser alcançado pela alma humana, é o CÍRCULO DE AMOR, ou seja, o CÍRCULO VIRGINAL. Aqui ficarão os Santos que acima de tudo, enamoraram o Amor de Deus, no Sagrado Coração de Jesus; que, por Ele, renunciaram a própria vida e nunca encostaram no amor terreno.

O CÍRCULO RÉGIO DA SANTÍSSIMA TRINDADE

O último e o máximo Círculo do Céu, é o CÍRCULO RÉGIO DA SANTÍSSIMA TRINDADE. A Santidade e seu poder direto, preenchem todo o Céu de felicidade inexprimível. O núcleo de Luminosidade, resplandecendo de três centros, intimamente unidos, age com indescritível força de amor. A Luminosidade desse Amor, ou seja, de luz e poder, se derrama do Núcleo concêntrico, para os mais próximos Círculos de espíritos puríssimos.

Quanto mais distante do Centro, tanto mais fraco se torna o efeito da Luz, porque os círculos mais distantes, não suportariam uma intensificação tão poderosa de santidade. Deus, a Luz Eterna, então, é presente em todos os lugares simultaneamente, impregna tudo, permeia tudo, irradia tudo e deifica tudo, com a Sua Santíssima Presença. Só Jesus e Sua Mãe Imaculada, têm no Céu, os seus corpos glorificados. As almas de todos os homens, estão aguardando o Juízo Final e a ressurreição dos mortos, para, então, se unirem a seus corpos.

Para a Bem-Aventurada Virgem Maria, não há limites no Céu. Ela é a mais Santa entre todos os Santos. Ela é a Rainha do Céu e, portanto, tem direitos e privilégios singularmente únicos. Assim, como outrora, a Salvação do mundo concentrou-se, primeiramente, em Seu corpo Imaculado, para depois, através dele vir ao mundo, assim hoje, os raios de todas as graças, que fluem do Céu para a terra, têm que primeiramente concentrar-se n´ela. Só então, pela Sua mediação poderosa, se espalham pelo mundo.

QUAL É O CÉU?

Se quiséssemos expressá-lo “à nossa maneira”, diríamos, antes de mais nada, que o céu é, como arco-íris. Tudo ali, é traduzido em cores... O mundo sensorial, conhece apenas uma minúscula parte das cores existentes no universo; somente as que nossos olhos mortais são capazes de reconhecer. Os olhos da alma, captam um número infinito e incalculável deles. Nossas cores terrestres, em comparação com aquelas, são cinzentas e manchadas. Não podemos, nem mesmo, conceber a ideia, da escala de sua exuberância. A santidade não é insípida, nem cinzenta, mas alegre e como o arco-íris! Assim, como cada regimento militar, usa suas próprias cores em seus uniformes, assim ali, pela tonalidade de cor, se conhece a qualidade, caráter, grau e gênero de santidade. Cada propriedade, virtude, mérito, encontram o seu correspondente na rica escala de cores celestiais...

As almas dos santos se permeiam e se reconhecem por suas cores. Assim, como nós sabemos que, ao misturar a cor amarela com a azul, teremos a cor verde, assim ali, pelo tipo de auréola que envolve um determinado santo, os Espíritos sabem quais foram as virtudes que constituíram a sua santidade. A combinação e a predominância de determinadas cores, criam uma luminosidade individual, característica a cada um deles. É por isso, que o Céu é como arco-íris.

A imaginação humana entorpecida e desajeitada, incapaz de encontrar outro termo, diz que a felicidade eterna é cantar, exaltando a glória de Deus, e ainda, ver constantemente a face de Deus. O Céu, não é paralisação e desocupação! “Olhar a face de Deus”, significa a incapacidade de fazer qualquer coisa, diferentemente da Sua Vontade. Se quiséssemos comparar isso, com algo compreensível para nós, poderíamos dizer que, o estado duma alma salva, é uma obediente, proposital e criativa circulação da sua consciência, ao ritmo das batidas do coração da Onipotência de Deus.

ISSO É A FELICIDADE

A alma salva, enxerga e entende, conhece e admira o Poder, a Bondade, a Santidade e a Sabedoria de Deus, e dessa sabedoria se sacia, haure dela e vive dela. A razão, iluminada pela visão da Verdade, penetrada pelo Espírito Santo, não pode pensar diferentemente, a não ser conforme a Sabedoria de Deus. Um homem que tem ouvidos, não é capaz de tampá-los de tal maneira, a não ouvir, por exemplo, o rugido de um canhão. A sua audição, pela força da natureza, tem de ouvi-lo. Da mesma forma, a alma dotada de Graça, impregnada pelo Espírito Santo, não pode deixar de ser racional. A percepção, compreensão e admiração da perfeita harmonia e ordem dos Planos de Deus, uma plena satisfação e encanto pelas Suas leis - isso é o Céu!

Tudo é justo. Tudo é bom e evidente. Todos possuem o que os preenche, o que almejaram durante sua jornada terrena e, o que não sabiam desejar, por causa das imperfeições espirituais. Aqui, torna-se real, tudo o que a nossa imaginação podia criar. Todos os pensamentos humanos, até os mais fantasiosos, são apenas um reflexo pálido e distante, da criatividade de Deus. A imaginação Divina não tem limites, e cada pensamento Dele é, ao mesmo tempo, um ato criativo.

No Céu, a alma encontrará todos os desejos, mas, os encontrará em forma perfeita. Encontrará até, o que não sendo pensado, estava no seu íntimo, como anseio. A alma, ao possuir tudo o que a preenche totalmente de felicidade, ama o Doador desses dons acima de tudo, e a constante união com o Criador, com o recebimento contínuo de novos dons, tornam a vida espiritual, uma corrente incessante de gratidão e de gozo.

A comunhão da alma com Deus, é tanto maior e mais forte, quanto mais o homem O amou durante a vida. Além da Providência Onipotente de Deus, e da mais doce e poderosa intercessão da Santíssima Virgem Maria, os homens podem se beneficiar da proteção de toda a hierarquia dos Espíritos Celestiais, que, para a maior glória de Deus, estão sempre prontos para lhes ajudar na terra.

A Igreja Triunfante, é uma esfera ilimitada de luz, felicidade e poder, que se origina em Santíssima Trindade e termina na alma mais pobre, que possa estar no mais baixo grau do Círculo de Conhecimento. Desta imensidão toda, a Vontade Divina separou certos poderes, certos Círculos, certas categorias de Espíritos, para ação direta na terra. Assim, os homens, acima de tudo, se beneficiam do cuidado de Anjos da Guarda, Patronos, Guardiões e toda a corte de Espíritos Alumiados.

Continuará...


Nenhum comentário:

Postar um comentário