sexta-feira, 16 de julho de 2021

O Purgatório. Purificação. Salvação. Desejo de Deus

A continuação da postagem anterior... 

II. O PURGATÓRIO

Geralmente, muito superficialmente, imprudentemente e despreocupadamente trata-se a questão do Purgatório. As pessoas pensam que, O Purgatório, repleto de grelhadores candentes, caldeiras com alcatrão e chamas, é uma boa ideia para crianças e devotos. E estão certos! O Purgatório é completamente diferente e, mais terrível, de qualquer coisa que se possa imaginar, seja grelha, alcatrão e chama, ou tormento espiritual da alma, que anseia por Deus. Seja como for, o Purgatório existe. E ainda, é tão real, ou melhor, mais real, que tudo o que está aqui, na terra, e que podemos conhecer através de sentidos. Portanto, que surpresa terrível, que sobressalto terá todo o incrédulo, pelo que sua alma encontrará após a morte!

As pessoas estão tão relutantes em refletir sobre além-vida. Mas, somente até a morte é possível afastar-se de tais pensamentos. A irreflexão não salvará o homem de nada. Cravar a cabeça na areia, como a avestruz, é a mais absurda perda de tempo, que poderia ser gasto para evitar, com eficácia, tormentos futuros

Por qual motivo, então, Deus havia revelado aos homens o mistério da existência do Purgatório? Se, mesmo, tais informações genéricas que temos sobre ele, fossem desnecessárias para a alma do homem, Deus não as teria dado! E já que as deu, seria uma presunção e tolice não tirar vantagem dessa graça.

Quais são os sofrimentos no Purgatório?

A variedade desses sofrimentos é inumerável e, está além do alcance do nosso pensamento, pois toda culpa, tem a sua compensação no sofrimento. O mais terrível tormento da alma é a saudade de Deus, que ela tem constantemente, exceto do período que passa em alguns Círculos do Purgatório, onde a impossibilidade de voltar-se a Ele, em pensamento, é o seu tormento mais cruel. Inclusive, em todos os outros Círculos, a alma atira-se em direção à Luz, em direção a Deus, e sofre pela impossibilidade de se aproximar d´Ele, por causa das faltas, ainda não redimidas. Nenhum outro desejo, do qual o coração humano é capaz, pode ser comparado a este, de retornar ao seu Criador e Senhor, pois é um desejo da alma imortal, consciente e, já liberada de limites dos sentidos.

Deus atrai a alma a Si,  como um ímã gigante, de um poder avassalador e arrasador. O anseio por Deus é, portanto, algo de que a alma é incapaz de se privar, assim, como limalhas de metal, não podem parar de lançar-se em direção aos polos que as atraem. Esse anseio é, uma espécie de pano de fundo, no qual aparecem diversos símbolos e sinais dos sofrimentos, tormentos e estados da alma penitente. 

O Purgatório consiste em inúmeros e variados círculos. Alguns, como o Círculo da Fome, do Medo, do Pavor, das Tribulações, eu conheço apenas pelo nome. De outros, sei bastante dos meus Santos Guardiões. Ao falar do Purgatório, vou desconsiderar o tormento de anseio por Deus, porque o anseio é o estado essencial da alma sofredora.

Talvez, possa parecer que ao entrar nos Círculos de purificação, cada vez mais elevados, chegando cada vez mais perto da Luz Sempiterna, o tormento de atração esteja enfraquecendo, em face da esperança de satisfação iminente. Não! A proximidade desta Luz, precisamente, intensifica em alma, este crescente e único desejo de se unir a ela. Arranca-a para si, com uma força inconcebível, ao ponto de, no último Círculo do Purgatório, onde, além da espera, não há outros sofrimentos, a ânsia por Deus atinge a sua maior intensidade.

Continuará...


Nenhum comentário:

Postar um comentário