sábado, 27 de novembro de 2010

Ano Novo - Advento



Advento


Com o Tempo do Advento começa novo Ano Litúrgico. A Igreja acolhendo a existente divisão do tempo para os dias, semanas, meses e anos, através da Liturgia dá mais profundo sentido ao mistério da passagem do tempo. Como obra de Deus o tempo constitui uma certa “moldura” para os acontecimentos, que nos envolvem. Através ministério da Igreja o homem pode tornar-se participante dos frutos da salvação, merecidos pela Obra de Jesus Cristo. Graças a Cristo o tempo tornou-se instrumento da salvação. N’ele somos amados por Deus, perdoados, orientados, protegidos etc... Daí, a importância de viver o tempo sabiamente, como diz o Grande apóstolo Paulo (Rm 13,11-13).

O que é Advento? Advento vem de adventus, vinda, chegada. Começa no primeiro domingo que precede 4 semanas antes do dia 25 de dezembro (próximo a 30 de novembro) e termina em 24 de dezembro. Dura 4 semanas. Juntamente com o Natal e a Epifania forma uma unidade. A cor das vestes litúrgicas neste tempo é a roxa. O sentido do Advento é avivar nos fiéis a espera do Senhor.

O Advento tem duas partes: a) do primeiro domingo ao dia 16 de dezembro, tendo caráter escatológico, voltado à segunda vinda do Senhor Jesus ao final dos tempos (ou na hora da nossa morte); b) de 17 de dezembro a 24 de dezembro, se orienta a preparar mais explicitamente a celebração do aniversário da vinda de Jesus Cristo na história, o Natal.

As leituras bíblicas deste tempo de Advento estão tomadas sobre tudo do profeta Isaías , mas também se oferece outras as passagens mais proféticas do Antigo Testamento destacando a chegada do Messias.

Personagens do Advento: Isaías, João Batista e Maria de Nazaré são os modelos de fiéis que a Igreja oferece aos fiéis para preparar a vinda do Senhor Jesus.

Amanhã falaremos do sentido do Advento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário