segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Indulgências parciais




Indulgências parciais que podem ser lucradas várias vezes ao dia:


Há três condições para lucrar a indulgência parcial:

1/ Um crente alcança a indulgência parcial se no cumprimento dos seus deveres atravessa momentos difíceis na sua vida, eleva os seus pensamentos a Deus, com humildade e confiança, acrescentando alguma jaculatória, por ex.: “Jesus Cristo, tem piedade de mim”.

2/ Um crente movido pelo ato de fé socorre os irmãos necessitados, ajudando-lhes pessoalmente ou através da partilha dos seus bens.

3/ Quando um crente renuncia algum bem, honesto e agradável a si, com a finalidade de mortificação da carne. Esta condição vem motivar os crentes à prática das mortificações espontâneas.

A indulgência parcial é vinculada a prática de diversas orações conhecidas e pode ser lucrada várias vezes ao dia. Algumas das orações vinculadas à indulgência parcial: “O Anjo do Senhor” (ou “Rainha do Céu” no Tempo Pascal); Alma de Cristo, Creio, Salmo 130 (Das profundezas), Salmo 51 (Tende piedade...); Laudes ou Vesperas pelos falecidos; “Senhor, Deus Todo-poderoso” (oração da Liturgia das Horas, Laudes da segunda-feira, II semana do saltério); oração de são Bernardo (“Lembrai-vos, oh Virgem Maria”); “Dai-lhes, Senhor o descanso eterno”; Salve Rainha; “A vossa proteção”; Magnificat (“A minha alma engrandece o Senhor”); uma das seis ladainhas aprovadas para o uso de toda a Igreja (ao Santíssimo Nome de Jesus, ao Sagrado Coração de Jesus, ao Preciosissímo Sangue de Cristo Senhor, Loretana à Santíssima Virgem Maria, a são José ou a Todos os Santos); sinal da cruz, feito piedosamente.

Um comentário:

  1. CONFESSO QUE NÃO SABIA AO CERTO O QUE ERA INDULGÊNCIA PLENÁRIA, MAS LENDO AS POSTAGENS E ATRAVÉZ DE SUA EXPLICAÇÃO SOBRE INDULGÊNCIA PLENÁRIA DESCOBRI O QUANTO É IMPORTANTE PARA NÓS E QUANTOS MEIOS TEMOS PARA ALCANÇA-LAS... QUE DEUS NOS AJUDE!!!

    ResponderExcluir