quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O que é?






O que é?


Pecado – voltar-se de Deus em direção à criação; consciente e deliberada transgressão da Lei de Deus; escolha da própria vontade contra a vontade de Deus.

Castigo – na Bíblia sempre tem dimensão reparativa: deve levar o pecador à conversão, ajudar-lhe a compreender o erro cometido, reparar o mal. É a conseqüência do pecado, de rejeição da santidade de Deus. O castigo é a barreira levantada ao pecado.

Culpa – responsabilidade do homem, que como criatura racional e livre, é culpado pelo mal cometido ou, eventualmente, pela indiferença para com o mal.

Absolvição – o perdão sacramental das culpas, mergulho do pecador na Divina misericórdia. Para que a absolvição possa acontecer há 5 condições necessárias: um exame de consciência bem feito, arrependimento pelos males cometidos, firme propósito de não pecar incluindo desapego ao pecado, sincera confissão das culpas diante dum sacerdote, reparação dos males cometidos.

Céu – estado da salvação, da alegria escatológica. Realidade em que Deus reúne os que foram salvos. A felicidade sem fim que flui do fato de estar com o Pai.

Inferno – perpetuada para eternidade a conseqüência de voltar-se de Deus em direção à criação, ao próprio “eu”, que fechou o homem num círculo dos interesses próprios. A causa do sofrimento no inferno é a falta de Deus, a consciência de chance perdida, falta de amor. O inferno é a falta de esperança.

Purgatório – estado de purificação, que experimentam aqueles que morreram em amizade com Deus, mas não estão ainda devidamente puros, plenamente prontos para gozar a alegria da salvação.



Um comentário:

  1. valdineide vieiralima6 de junho de 2011 às 15:47

    João 8-32 diz conhecereis a verdade e ela vos lebertara,está na hora desses freis e padres , conhecerem o único e verdadeiro Deus ,q pode e tem todo o poder de nos purificar de todo mal.
    a onde tem a palavra purgatório na Biblia?,ai de q tirar ou acrescentar um til da Biblia Sagrada.vc sabia disso frei?

    ResponderExcluir