domingo, 28 de novembro de 2010

O sentido do Advento


Vivendo o Advento...

Desde a antiguidade existia um costume de vigílias, como forma de preparação para as festas e solenidades. O Advento pode ser considerado como uma grande vigília da Igreja cristã, que se prepara para o encontro com Cristo. Esta vigília possui uma dupla dimensão: é preparação para as festas natalinas, sendo, ao mesmo tempo, a expressão da verdadeira e a mais importante espera: para a Sua vinda definitiva. Ambas as esperas são marcadas pelo espírito de alegria e de esperança que fluem da fé.

O Advento, a vigília de 4 semanas, não é meramente uma preparação para a solenidade do Natal que vai passar. Ele expressa o modo de vida e o sentido da existência da Igreja. A Igreja vive esperando o futuro e no futuro concentra a sua atenção. A Liturgia sintetiza esta verdade e a apresenta como uma paradoxal e constante tensão entre o “já” e o “ainda não” da salvação divina, cuja chegada evoca e, ao mesmo tempo, nos sinais litúrgicos já antecipa.

A invocação: “o Senhor está perto”, que ressoa neste tempo, convida a vigilância. Vigilância confiante, pelo Salvador, que não decepciona.

O Advento, inda, leva a refletir sobre o mistério da morte. Os cristãos, compreendendo a morte como uma divisa entre a vida presente e a vida futura, têm de considerar os temas escatológicos como os mais importantes. É verdade, que no mundo de numerosas e rápidas mudanças, de espera por novas descobertas (genética, medicina) e de tendência de empurrar para fora da atenção o problema da morte, é difícil falar das realidades últimas do ser humano. No entanto, o cristianismo não é uma religião dos valores temporais, mas é a religião notavelmente escatológica. A vida é um bem, porém nós não a possuímos no estado perfeito. A vida verdadeira começará na Parusia (o termo grego “parousia” significa a vinda; espera da segunda vinda de JC).

O cristão é uma criatura que vive constantemente o “agora”, fazendo o que é correto em determinado momento, não esperando a situação ideal (“tempos oportunos”). O faz assim, porque desde já, vive de que ainda não vive na plenitude e participa de que ainda não possui definitivamente. (é meio filosófico, mas é assim que é correto...) A esperança que sustenta esta consciência nos obriga ao engajamento na transformação deste mundo num “novo céu” e numa “nova terra”.

Finalizando. O Advento pretende renovar o nosso olhar escatológico, no sentido de fixarmos novamente os mais importantes valores na nossa vida. Vem renovar o olhar para a história do mundo com os olhos do crente. Além disso, vem nos lembrar a função da Igreja cristã no mundo. Vem, novamente, recuperar a alegria e a esperança, fundamentadas na fé.

Resta agora desejar a todos os blogueiros um “Feliz Advento”!


Fonte: http://scholandia.republika.pl/wydzialy/teologja/wyklad_4.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário