segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Venerável pensador, evangelizador e bispo católico Fulton J.Sheen


Depois de mais uma longa pausa nas postagens (a falta de tempo, resulta em falta de criatividade), estamos retornando para oferecer matérias úteis para o cultivo da vida interior no seguimento de Cristo Senhor.

Fiquei impressionado e encantado com a filosofia e os escritos de Fulton John Sheen, bispo norte-americano e ardente evangelizador, através de rádio e televisão. Parece ser um novo São Paulo de Tarso, do começo da Primeira Evangelização, nos tempos modernos.

A sua vida terrestre findou aos 09 de dezembro de 1979 e logo, no ano 2002 foi aberto o processo da sua canonização. A partir do ano 2012, o dom Fulton, goza de título “Venerável”. Esperamos que seja beatificado em breve.


Antes de postar, parte por parte, o seu livreto sobre a Santa Missa, quero citar um breve trecho do seu discurso, proferido aos 26/01/1947 num programa de rádio. Naquela ocasião ele disse: “Estamos no fim da cristandade”, esclarecendo que não estava se referindo ao cristianismo ou à Igreja, mas à cristandade, como um modelo de vida, inspirada pelos princípios cristãos.


Ele disse: "Isso está terminando, nós o temos visto morrer. Veja os sintomas: a ruptura da família, o divórcio, o aborto, a imoralidade, a desonestidade geral".

Para confirmar as suas declarações, perguntou-se: "Por que tão poucos percebem a gravidade de nossa atual crise?". E respondeu: "Em parte porque os homens não querem acreditar que seus próprios tempos são ruins, em parte porque envolve demasiada autoacusação e, principalmente, porque não têm padrões fora de si mesmos para avaliar seu tempo".


Porque, quando se abandona a fé genuína, como princípio e como caminho de vida o ser humano fica, resta a insegurança e desorientação. Que nos animem estas palavras do Venerável Fulton John Sheen: "Somente aqueles que vivem pela fé sabem realmente o que está acontecendo no mundo. As grandes massas sem fé estão inconscientes dos processos destrutivos que ocorrem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário