quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Anticristo. Apostasia. Provação Final da Igreja. Permanecer em Cristo.

 O Anticristo e a Apostasia

No penúltimo dia da Oitava do Natal (e último dia do ano civil) ouvimos na Sagrada Liturgia uma breve leitura da Primeira Carta de João, que me levou a fazer uma brevíssima reflexão, sobre esta tremenda Realidade, chamada de anticristo. "Filhinhos, esta é a última hora. Vós ouvistes dizer que o Anticristo vem. Eis que já há muitos anticristos, por isso conhecemos que é a última hora. Eles saíram dentre nós, mas não eram dos nossos. Se tivessem sido dos nossos, ficariam certamente conosco..." (1 Jo 1,18-19).

O que significa anticristo?

O Cristo é “o Ungido do Pai”. Traduzido do grego Χριστός (Khristós) que significa "Ungido". Esse termo grego, é uma tradução do hebraico: (Māšîaḥ), em português: Messias. Esse é o único. Não há outro Ungido do Pai Eterno. Como foi nos transmitido pela Tradição, pelas Sagradas Escrituras e pelo Catecismo da Igreja, existe um “Opositor de Cristo”, o Inimigo Eterno da Vida, desde a origem (Gen 3). Ele é chamado de “Anticristo”. Podemos dizer, nesta reflexão que. como o Cristo é o Ungido do Pai Eterno, o Anticristo é um “ungido do Mundo”.

Havia tentativas, durante séculos, de identificar o Anticristo, com alguma personagem concreta. Mas, é impossível. Ele não deixará de ser conhecido como tal, pois o seu plano maldito não seria bem sucedido. Desde sempre age, fingindo de não existir... Obviamente, já apareceu, vem aparecendo e, ainda, aparecerá sob diversas formas de... humanismo, pacifismo, ecumenismo (um faso irenismo) ecologismo, etc. Ele mesmo, não sendo visto. Ainda...

O Catecismo da Igreja Católica no número 675, diz assim: “Antes da vinda de Cristo, a Igreja deverá passar por uma prova final, que abalará a fé de numerosos crentes. A perseguição, que acompanha a sua peregrinação na Terra, porá a descoberto o «mistério da iniquidade», sob a forma duma impostura religiosa, que trará aos homens uma solução aparente para os seus problemas, à custa da apostasia da verdade. A suprema impostura religiosa é a do Anticristo, isto é, dum pseudo-messianismo em que o homem se glorifica a si mesmo, substituindo-se a Deus e ao Messias Encarnado”.

A impostura religiosa é uma religião aparente, falsa religião (religião – religare = re-ligar = ligar o que estava desligado). O dicionário informal traduz assim: Impostura: embuste enganador próximo da mentira, em especial por meio de palavra ou ato pretensioso, em relação aos próprios pensamentos, sentimentos ou atitudes. ("Black sugere uma série de sinônimos para impostura, como os seguintes: embuste, deturpação, lengalenga, conversa fiada, lorota, tapeação e charlatanice."). Tudo isso se chama Apostasia.

Não se deve contar, que existam critérios precisos para detectarmos a presença do Anticristo, ou que alguém nos pode livrar das suas armadilhas. Só há um jeito. É VIVER com olhos abertos e ouvidos atentos. Permanecer em Cristo (Jo 15,4ss; 1Jo 2,24-25), escutar a Sua Voz (Jo 10,27ss), alimentar-se dos Sacramentos e conservar intacta a Doutrina Católica, que recebemos da Tradição, combatida em nossos dias...

“Quando o Filho do Homem voltar encontrará fé na terra...?” (Lc 18,8)

Crer - significa aceitar o que Deus nos revela e obedecer a Deus cordialmente, sempre e em tudo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário