terça-feira, 22 de março de 2011

Sodoma e Gomorra




Is 1,10.16-20


As cidades de Sodoma e Gomorra estão de certa forma um símbolo das sociedades humanas, que por si mesmas atraíram a sua própria aniquilação. Nada de bom foi encontrado nelas e, assim, mereceram a ira de Deus e a destruição.

Pode-se dizer que a Sodoma e Gomorra são um símbolo de um pecador decisivo e definitivo. Mesmo assim, o profeta Isaías, evocando em sua advertência os moradores de Sodoma e Gomorra diz: "comereis as coisas boas da terra" (Is 1,19). Promete perdão e a bênção exatamente para eles. Eles é que chama à conversão.

Do que se trata aqui? Primeiramente do nosso desamparo humano. Por causa de nossas escolhas e atitudes merecemos castigo, como todos os outros. No entanto, Deus quer a nossa vitória, a nossa vida.

Em segundo lugar, devemos ir ao encontro Ed Deus como uma comunidade, não solitariamente. Assim como o pecado dos indivíduos entra na estrutura das nossas relações mútuas, assim igualmente, o bem feito e a Lei de Deus devem abranger a todos.

As cidades de Sodoma e Gomorra são, ainda, um símbolo de esperança: de que a conversão de alguns pode decidir sobre a vida ou morte de todos os demais. Isto vale primeiramente para qualquer família...

Então, talvez a renovação deva começar exatamente aqui: no meu próprio coração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário