terça-feira, 29 de março de 2011

Perdão




Quantas vezes devo perdoar...?
Constantemente experimentamos como a incapacidade de perdoar leva à mágoas e confusão. Quantas lágrimas derramadas. Quantos casamentos destruídos, só porque alguém levado pela ambição, não quis reconhecer a própria culpa.
Quantos dramas humanos se escondem por trás da falta de perdão. O homem, muitas vezes acusa e vai culpando os outros, tentando desviar a atenção de si mesmo, para não precisar reconhecer a própria culpa. Enquanto isso, as vezes basta dizer: desculpe, minha culpa, ou sussurrar: eu perdôo.
Dez mil talentos perdoados ao servo, é aproximadamente 340 toneladas de ouro ou de prata. Apesar de tão rápido e tão facilmente obter o perdão, o servo, como que esquecendo do grande benefício, não quer perdoar cem moedas - o que equivale a um pagamento de 100 dias de trabalho de um trabalhador não qualificado. Como rápido esquece do que acabou de experimentar.
Será que eu não me comporto igualmente? Beneficio-me da misericórdia de Deus cada vez, que me aproximo ao confessionário. Deus imediatamente atende o meu pedido e me perdoa. Enquanto isso, eu continuo carregando em meu coração os ressentimentos as culpas e feridas não perdoadas. Ainda não consigo sussurrar - eu perdôo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário