sábado, 5 de março de 2011

Ouvir



Não é fácil fielmente cumprir as palavras de Jesus em nossa vida. Isso é vinculado à dificuldade de perscrutar o seu próprio coração e uma constante conversão de si mesmo. É preciso aprender a discernir o que é certo e o que é errado. No entanto, antes de tudo é preciso começar a ouvir a Deus, o que significa que é preciso silenciar, diminuir a velocidade, vir ao encontro com Ele. Pois, é fácil cair em tentação e, até mesmo, os melhores e mais nobres atos, motivados pelo amor, fazer por causa da própria vontade, e não a d’Ele.

E Jesus disse brevemente: a desobediência à vontade de Deus é iniqüidade.

Escutar a Deus não é fácil. Ele é muito diferente do homem. É insondável e misterioso. Em seu amor ao homem deu-lhe a liberdade, e ao mesmo tempo não permite a sua arbitrariedade. Constantemente alerta que não escutá-Lo significa uma maldição, não só nesta vida, mas até para a eternidade.

Como, então, aceitar um Deus que ama e, ao mesmo tempo permite o homem experimentar uma tal maldição? Como acreditar em tal amor que não protege diante das conseqüências dolorosas? Como amar uma outra pessoa, de um modo tão difícil?

Estamos com medo e ansiedade que este Deus inefável pode nos dizer algo que não queremos ouvir. Assim, evitamos falar com Ele, não participamos da Adoração, não guardamos silêncio em nosso coração. E já que não há em nós a confiança em Deus, não é de estranhar que não deixamos Ele nos ensinar os seus caminhos.

No entanto, a história da salvação, revela Deus como quem constantemente procura e salva todo homem que se tinha perdido...


Nenhum comentário:

Postar um comentário