sábado, 16 de junho de 2018

Saúde. Gordura animal. Colesterol. Alimentação. Produtos naturais.

Benefícios da gordura de banha
No tempo da minha infância e juventude, um dos mais populares produtos culinários, era a gordura da banha. Teve diversas utilidades, a começar pela conservação da carne, frituras e fazer lanches com as fatias de pão (sobretudo quando preparado com cebola e bacon – que delícia!). Quando foi inventada a margarina e outros óleos de origem mista, a indústria investiu pesado contra a banha, alegando esta ser muito prejudicial a saúde humana. Começamos a consumir óleos “saudáveis” industrializados... Hoje, já temos mais conhecimentos, devido a coragem dos pesquisadores honestos e independentes dos subsídios dos grandes monopolistas.
Confesso, que mesmo tendo certos problemas cardíacos, nunca deixei de consumir a carne de porco e..., também a banha. É claro – prudentemente, cuidando da alimentação balanceada. Hoje, quando escuto encantamentos sobre as vantagens de banha, apenas, tenho uma pequena satisfação da minha intuição, que mais uma vez não falhou...
Li algumas matérias sobre o assunto e resolvi partilhar, já que este blog serve, também, para promover a vida. O que mais me impressionou, é que repetidamente os autores afirmam que este tipo de gordura deveria ser usado em todas as cozinhas. E não apenas por adultos, mas também, pelas crianças.
E por que?
Primeiramente, por motivo da presença de ácidos saudáveis. A maioria das pessoas consideram-na uma gordura não saudável, que contém grandes quantidades de graxos ácidos saturados. Na verdade, a banha contém apenas 39% deles, dos quais 35% é o ácido esteárico, o que reduz os níveis de colesterol.
Em 45%, a banha é uma riqueza de ácidos monossaturados, incluindo o ácido oleico - o mesmo que está presente no azeite, cujos benefícios são amplamente conhecidos.
Na composição da gordura de banha está, também, o ácido linoleico, que é um anti-inflamatório.
A gordura de banha, graças à presença de ácidos saudáveis, é uma excelente gordura para frituras. Muitos nutricionistas acreditam, que seja até, melhor do que o azeite ou, cada vez mais usado, óleo de colza.            
E o colesterol?
Pelo que os estúdios afirmam, a gordura de banha não afeta o aumento súbito do nível de colesterol. Nos 100g de banha, encontramo-lo em apenas 90 mg, aproximadamente, enquanto na manteiga comum está presente mais que em dobro.
Além disso, é preciso lembrar que, os produtos que contêm colesterol são muito importantes na dieta de cada pessoa, tanto adulto quanto a criança. Pois ele está presente em todas as células do nosso corpo. A deficiência deste composto, pode causar muitos efeitos não desejáveis, começando pelas infecções e terminando em doenças graves.
Mais benefícios de banha...
A gordura de banha é muito barata e acessível sem dificuldade. Eu, pessoalmente, consumo aquela de procedência caseira. Podemos também, prepara-la em casa, por exemplo, de toucinho. Por causa dos ácidos saturados e monoinsaturados presentes na sua composição, é um produto duradouro. Guardado na geladeira, não estraga tão rápido, como por exemplo, a manteiga.
Além disso, a vantagem de usar a banha de porco na cozinha, é o seu sabor. Os alimentos com ela preparados, irão agradar até os mais exigentes.
E ainda, na gordura de banha não há aditivos químicos.
Obs. :
1/ A foto primeira é das flores de colza, da qual se fabrica o óleo saudável.
2/ A finalidade desta matéria é apenas informar e não estimular o consumo de banha. Talvez, alguém sinta-se motivado a pesquisar e aprofundar ou, corrigir informações aqui escritas. Em todo caso, se alguém tiver expressas orientações médicas, deve segui-las e eventuais mudanças dos hábitos alimentares consultar com o seu médico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário