segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Amor de Deus. Pecado. Salvador. As leis da vida espiritual


As quatro leis da vida espiritual  (1 Parte)

Além das leis da natureza, que regem o mundo material existem, também, as leis espirituais, que regulam o nosso relacionamento com Deus, com as suas criaturas e com o nosso próprio interior. Estas leis não são menos importantes das que regem as coisas visíveis. No entanto, para conhecê-las e praticá-las, é preciso acreditar que existem e que têm grande importância...

A PRIMEIRA LEI é, que Deus me ama e tem um maravilhoso plano para a minha vida.
Pegue, agora, a sua Bíblia. Abra o Evangelho de João no capítulo 3, e... olha! Incrível! “Pois Deus amou de tal forma o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele acredita não morra, mas tenha a vida eterna” (v.16).

Agora, veja qual é o Plano de Deus. O Cristo Jesus diz: “Eu vim para que [as ovelhas] tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10). As ovelhas são as criaturas humanas. Aqui o Cristo fala da vida, não apenas biológica, mas da que possui um objetivo e valor, em plenitude e integridade. Esta vida só Deus pode dar.
No mundo em que vivemos há muita mediocridade, egoísmo, exploração, violência, etc. Por que a maioria das pessoas não possui esta vida em abundância, de que estamos falando?

A resposta encontramos na SEGUNDA LEI espiritual: O homem é pecante (pecador constante) e separado de Deus e da Sua vida, por isso, não pode conhecer, nem vivenciar o amor de Deus. Não é capaz de chegar a conhecer o plano que Deus tem para cada ser humano.
A Sagrada Escritura fala da pecaminosidade do homem. Na Carta aos Romanos, Deus diz: “todos pecaram e estão privados da glória de Deus” (v. 23). O homem foi criado para a vida em comunhão com Deus, porém, deliberadamente, escolheu um caminho de vida independente. Em consequência disso, a comunhão com Deus foi rompida. Esta arbitrariedade, que de fato, é chamada de rebeldia contra Deus, é fruto do pecado, conforme ensina a Sagrada Escritura.
Além disso, o homem é separado de Deus. “Pois o salário do pecado é a morte” (Rom 6,23), ou seja, o pecado é a separação de Deus, e a consequência é a morte, pois, só Deus é a vida.
Precisamos lembrar que Deus é Santo e o homem é pecador. Estão separados por um grande abismo. O homem, sem cessar tenta alcançar a Deus e procura conseguir a vida em abundância, através dos seus próprios esforços, como: uma vida boa e reta, a moralidade, a filosofia, etc. Infelizmente... os efeitos são, como são.

A TERCEIRA LEI oferece a resposta e única solução para este dilema. Jesus Cristo foi instituído como único “meio”, através de Quem podem ser superadas as consequências do pecado, praticado pelo homem. Somente através d´Ele é possível conhecer o Amor de Deus e o Plano que Ele tem para a nossa vida.
Ele morreu por nós, mas, também ressuscitou, vencendo a morte. “Deus demonstra seu amor para conosco porque Cristo morreu por nós quando ainda éramos pecadores” (Rom 5,8). “Cristo morreu por nossos pecados... foi sepultado, ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; apareceu a Pedro e depois aos Doze. Em seguida, apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez...” (1Cor 15,3-6).
Por isso, Ele é o único Caminho, conforme a Suas palavras: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim” (Jo 14,6).

O gráfico mostra que Deus lançou uma "ponte" sobre o abismo, que separa o homem d´Ele, enviando o Seu Filho, O Cristo Jesus, para que morresse na cruz, em nosso lugar. Esta é a verdade que salva.

Na próxima postagem encontraremos a resposta: o que fazer?


Nenhum comentário:

Postar um comentário