quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Liturgia na Igreja. Mentalidade eucarística. Cultura eucarística


Lugar da Liturgia na vida da Igreja

A Liturgia, com a sua expressão máxima, que é Eucaristia, não só é a fonte de vida da Igreja, mas também, o ápice, “a meta para a qual se encaminha a ação da Igreja e a fonte de onde promana toda a sua força” (SC 10). Isto significa que a Igreja deve formar (ensinar e exercitar) os seus membros para adquirirem uma “mentalidade eucarística”, uma “cultura eucarística” e, em seguida, levarem a “vida eucarística”. Já que a Eucaristia é um Sacrifício e Comunhão, portanto, trata-se de formação para estas atitudes, imitando o Mestre.

Assim o expressa a Constituição sobre a Liturgia: “Na verdade, o trabalho apostólico ordena-se a conseguir que todos os que se tornaram filhos de Deus pela fé e pelo Batismo se reúnam em assembleia para louvar a Deus no meio da Igreja, participem no Sacrifício e comam a Ceia do Senhor” (SC 10).

Diante desta realidade, que é a Eucaristia, se faz necessário - primeiramente - eliminar da vida cristã tudo aquilo que não deixa de participar proveitosamente d`Ela. Alguma coisa já apontei nas postagens passadas, acentuando ignorância e, o fruto dela, a indiferença. Agora gostaria de propor uma prática positiva.

Estou pensando na preparação para a Eucaristia. Preparação remota (durante a semana) e a preparação próxima (o sábado antecedente e todo o tempo de domingo até o início da Celebração). A preparação remota seria: ler a Palavra de Deus que será proclamada durante a Eucaristia, escolher um horário mais propicio (lembrando da primazia de Deus), pensar no que vai oferecer a Deus, não aceitar outros compromissos. A preparação próxima, seria então, a higiene pessoal, a roupa adequada e digna, o recolhimento interior, a chegada ao templo antes da Celebração, em tempo suficiente para oração pessoal e interiorização.

Tais atitudes demonstram a maturidade cristã e fé no mistério eucarístico. Portanto, prometem uma participação proveitosa, conforme ensina a Igreja: “da Liturgia e, em especial da Eucaristia, corre para nós, como de sua fonte, a graça, e por meio dela conseguem os homens com total eficácia a santificação em Cristo e a glorificação de Deus, a que se ordenam, como a seu fim, todas as outras obras da Igreja” (SC 10).




Nenhum comentário:

Postar um comentário