quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Liturgia terrena-celeste.


A Liturgia terrena é antecipação da Liturgia celeste

A Eucaristia, chamada popularmente de Santa Missa, é uma Liturgia. Um mistério, pelo qual Deus recebe das criaturas humanas e, através delas, da criação inteira, um culto digno da Sua majestade. Não é meramente uma obra humana, não é um rito criado pelo homem para expressar o seu relacionamento com a divindade, como faziam e fazem, os que não conheceram a Revelação de Deus, em Jesus Cristo.

Na Constituição sobre a Liturgia, o Concílio Vaticano II, ensina que: Pela Liturgia da terra participamos, saboreando-a já, na Liturgia celeste celebrada na cidade santa de Jerusalém, para a qual, como peregrinos nos dirigimos e onde Cristo está sentado à direita de Deus, ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo; por meio dela cantamos ao Senhor um hino de glória com toda a milícia do exército celestial, esperamos ter parte e comunhão com os Santos cuja memória veneramos, e aguardamos o Salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo, até Ele aparecer como nossa vida e nós aparecermos com Ele na glória” (SC 8).

Se, reduzirmos este Mistério, ao nível da estética, dos sentimentos ou da ideologia, corremos um grave risco de – não somente perder a Graça - mas também, de banalizar e profanar o Sagrado.

O que fazer para não se desencontrar com Deus e Seus dons? Buscar o conhecimento sólido, cultivar o temor ao Sagrado e pedir a graça da fé, como o autor desta bela canção: ”Creio, Senhor, mas aumentai minha fé”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário