quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Reforma litúrgica. Liturgia falsificada. Eucaristia.


Instrução sobre o Culto do Mistério Eucarístico 
“Inaestimabile Donum”

O Concílio Vaticano II, encerrado no ano 1965, trouxe muitas riquezas para a vida da Igreja, conforme a intenção que levou o papa João XXIII a convocar este Concílio. Foi uma verdadeira, multidimensional atualização da Igreja, chamada, muitas vezes de aggiornamento (da língua italiana). Uma das áreas mais “atingidas” foi a Liturgia. Embora as novas orientações litúrgicas visarem maior proveito dos crentes, a sua implantação, em várias partes do mundo, infelizmente falhou... Antes de tudo, houve muita precipitação, em vez de muita reflexão, para entender melhor o espírito das novas orientações. Foi assim, que diversos mal-entendidos e até, abusos litúrgicos entraram para dentro da Igreja...

Aos 17 de abril, de 1980, a Sagrada Congregação para os Sacramentos e Culto Divino publicou a Instrução sobre o Culto do Mistério Eucarístico “Inaestimabile Donum”, aprovada e confirmada pelo papa João Paulo II. Logo, no começo, no “Proémio” do documento se acentua os aspectos positivos, mas, a Instrução vem para denunciar e corrigir os abusos, como: “confusão dos papéis, especialmente no que diz respeito ao ministério sacerdotal e o papel dos leigos (indiscriminado compartilhamento da recitação das Orações Eucarísticas, homilias feitas por leigos, leigos distribuindo Comunhão enquanto os sacerdotes se recusam a fazê-lo); um crescimento da perda do sentido do sagrado (abandono das vestes litúrgicas, a Eucaristia sendo celebrada fora da Igreja sem real necessidade, falta de reverência e respeito pelo Santíssimo Sacramento, etc.); má-compreensão do caráter eclesial da Liturgia (o uso de textos privados, a proliferação de Orações Eucarísticas não aprovadas, a manipulação de textos litúrgicos com fins sociais e políticos)”.

Continuando a expressa a preocupação, a Igreja alerta: “Nesses casos, estamos face a face com uma real falsificação da Liturgia Católica:´Aquele que oferece culto a Deus em nome da Igreja, de um modo contrário ao qual foi estabelecido pela própria Igreja com a autoridade dada por Deus e o qual é também a tradição da Igreja, é culpado de falsificação´ (Tomás de Aquino, Summa T., 2-2, q.91).
Neste caso, a Liturgia, que deve ser um sinal de unidade e comunhão vem sendo desvirtuada... Por isso, como diz a “Inaestimabile Donum”, “nenhuma dessas coisas pode trazer bons resultados. As conseqüências são – e não poderiam deixar de ser – o prejuízo da unidade da Fé e Culto na Igreja, incerteza doutrinária, escândalo e confusão entre o Povo de Deus, e em alguns casos é inevitável reações violentas.

Os fiéis têm direito a uma Liturgia verdadeira, o que significa a Liturgia desejada e estabelecida pela Igreja, a qual de fato, tem indicado adaptações onde podem ser feitas a pedido de requerimentos pastorais em diferentes lugares ou por diferentes grupos de pessoas.
Excessivas experimentações, mudanças e certas criatividades, confundem os fiéis. O uso de textos não aprovados significa a perda da necessária conexão entre a lex orandi e a lex credendi. A advertência do Segundo Concílio Vaticano a esse respeito deve ser lembrada: “nenhuma pessoa, absolutamente, mesmo se ela for um sacerdote, pode adicionar, remover ou mudar nada na Liturgia por sua própria autoridade”. E Paulo VI, de venerável memória, declarou que: ”qualquer um que tirar vantagem da reforma para entregar-se a experimentações arbitrárias está desperdiçando suas energias e ofendendo o senso eclesial” (ID Proémio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário