terça-feira, 17 de novembro de 2015

Espiritualidade - Mundanidade espiritual

O episódio de 2Mc 6,18-31, narra o martírio de Eleazar que não cede a pressão violenta do espírito da mundanidade. Prefere morrer em vez de renunciar princípios da sua religião e aceitar a pressão da lei “politicamente correta” com o seu “pensamento único”.
O Papa Francisco comentando hoje textos litúrgicos disse que: a "mundanidade espiritual" é a primeira armadilha na qual os cristãos podem cair: vive-se sem uma “coerência de vida”, finge-se uma atitude, mas, nos bastidores, se atua de “outra forma”.
O "demônio da mundanidade", é difícil de reconhecer “porque é como o verme que lentamente destrói, degrada, o tecido”, tornando-o inutilizável e quem é sua vítima, no final, “perde a identidade cristã”.
"A mundanidade leva para a vida dupla, aquela que aparece e aquela que é verdadeira, e afasta de Deus e destrói a sua identidade cristã”.
A identidade cristã, ao contrário do espírito mundano, não é "egoísta" mas, sim, "tenta cuidar com a própria coerência, cuidar, evitar o escândalo, cuidar dos outros, dar um bom exemplo”...


Nenhum comentário:

Postar um comentário